Título
[pt] COMPRAS ONLINE EM VAREJO MULTICANAL: O RISCO PERCEBIDO NA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PERECÍVEIS
Título
[en] ONLINE SHOPPING IN MULTICHANNEL RETAILING: THE PERCEIVED RISK ON THE ACQUISITION OF GROCERY PRODUCTS
Autor
[pt] RENATA SILVEIRA DE CASTRO
Vocabulário
[pt] COMERCIO ELETRONICO
Vocabulário
[pt] RISCO PERCEBIDO
Vocabulário
[pt] ALIMENTOS
Vocabulário
[en] E COMMERCE
Vocabulário
[en] PERCEIVED RISK
Vocabulário
[en] CHILD SUPPORT
Resumo
[pt] A percepção de risco em compras online é apontada por diversos autores
como o obstáculo para o crescimento do comércio eletrônico. O varejo pela
Internet torna impossível a avaliação de atributos tangíveis pela impossibilidade
de examinar fisicamente o produto. No caso de alimentos, a Internet ainda é um
canal muito pouco explorado, já que as conseqüências de um produto estragado
podem ser potencialmente severas, causando danos à saúde. Este estudo
pretendeu, através de um levantamento em uma amostra dos clientes de uma rede
de supermercados do Rio de Janeiro, comparar o risco percebido na compra
online de alimentos perecíveis por clientes dos diversos canais do supermercado.
Os resultados apresentaram evidencias de que a compra de alimentos perecíveis é
percebida como mais arriscada por clientes da loja física do que clientes da
Internet e que o risco de desempenho/físico desempenha o papel mais importante
na percepção do risco total.
Resumo
[en] The perceived risk in online shopping is seen by many authors as an
obstacle for the growth of electronic commerce. The online retailing makes
impossible for customers to evaluate the tangible attributes due the impossibility
of physical examination of the product. In the case of groceries, the Internet still is
an unexplored channel, once the consequences of a spoiled product can be
potentially severe, causing damage to one`s health. This study intended, through a
sample of customers of a supermarket chain located in Rio de Janeiro, to compare
the perceived risk in online shopping of groceries through customers of different
channels of the supermarket. The results presented evidences that the shopping of
groceries is perceived as more risky by costumers of physical store than by
costumers of Internet and that the performance/physical risk represents the most
important role in risk perception.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Banca
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Banca
VALDECY FARIA LEITE
Catalogação
2010-03-02
Apresentação
2009-09-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15315@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15315@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15315
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF