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Título
[en] ADVERTISING NARRATIVE AND THE BRAZILIAN CULTURE: THE REPRESENTATION OF THE BRAZILIAN PEOPLE IN PETROBRAS ADVERTISEMENT

Título
[pt] NARRATIVA PUBLICITÁRIA E BRASILIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO BRASILEIRO NA PROPAGANDA DA PETROBRAS

Autor
[pt] LUCIANA GUILLIOD FAGURY CORREA

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] PETROBRAS

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] BRASIL

Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE

Vocabulário
[pt] PROPAGANDA

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] PETROBRAS

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] BRAZIL

Vocabulário
[en] PUBLICITY

Vocabulário
[en] ADVERTISING

Resumo
[pt] Petrobras – o próprio nome evidencia a fortíssima identificação da empresa com o Brasil. O trabalho: A representação do brasileiro na propaganda da Petrobras, tem como objetivo investigar qual o discurso que a companhia utiliza para representar o brasileiro ao longo dos mais de 50 anos de história da empresa. O trabalho abrangerá as principais propagandas em mídia impressa da Petrobras Holding e da Distribuidora veiculadas em território nacional entre os anos de 1953 e 2008. Na dissertação, estudaremos os símbolos utilizados pela Petrobras para mostrar que é uma empresa brasileira e como o elemento ser brasileiro foi explorado. Examinaremos a representação do que é ser brasileiro e se este ideal de brasilidade mudou ao longo de diferentes décadas da história do país. Os momentos histórico-políticos da realidade brasileira também serão analisados, para que vejamos que alterações sofreu a publicidade da empresa, que é de economia mista, porém fortemente associada ao Governo Federal. Analisaremos ainda o discurso e a lógica publicitária, no qual as propagandas que iremos analisar estão inseridas.

Resumo
[en] Petrobras – the company’s name itself is a proof of its identification with Brazil. The paper: The representation of Brazilians in Petrobras advertisement, aims to investigate the speech the company uses to represent Brazilians over more than 50 years of its history. The paper will embrace the main ads of Petrobras Holding and Petrobras Distribution on national territory over the last decades. On this dissertation, we will study the symbols utilized by Petrobras to show it is a Brazilian company and how the Brazilian way of life was explored. We will exam the representation of how it is like to be a Brazilian and if the idea of brasilidade has changed over the different decades throughout the history. The historical and political moments of Brazil’s history will also be analyzed, so we can see if the company’s advertisement policy has suffered any alteration, since Petrobras is mixed capital company, but which’s image is strongly associated to the Federal Government. The discourse and logics of advertisement industry will also be analyzed.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR

Catalogação
2010-02-09

Apresentação
2009-03-25

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15149


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