Título
[en] ADVERTISING NARRATIVE AND THE BRAZILIAN CULTURE: THE REPRESENTATION OF THE BRAZILIAN PEOPLE IN PETROBRAS ADVERTISEMENT
Título
[pt] NARRATIVA PUBLICITÁRIA E BRASILIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO BRASILEIRO NA PROPAGANDA DA PETROBRAS
Autor
[pt] LUCIANA GUILLIOD FAGURY CORREA
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] PETROBRAS
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] BRASIL
Vocabulário
[pt] PUBLICIDADE
Vocabulário
[pt] PROPAGANDA
Vocabulário
[en] COMMUNICATION
Vocabulário
[en] PETROBRAS
Vocabulário
[en] REPRESENTATION
Vocabulário
[en] BRAZIL
Vocabulário
[en] PUBLICITY
Vocabulário
[en] ADVERTISING
Resumo
[pt] Petrobras – o próprio nome evidencia a fortíssima identificação da
empresa com o Brasil. O trabalho: A representação do brasileiro na propaganda
da Petrobras, tem como objetivo investigar qual o discurso que a companhia
utiliza para representar o brasileiro ao longo dos mais de 50 anos de história da
empresa. O trabalho abrangerá as principais propagandas em mídia impressa da
Petrobras Holding e da Distribuidora veiculadas em território nacional entre os
anos de 1953 e 2008. Na dissertação, estudaremos os símbolos utilizados pela
Petrobras para mostrar que é uma empresa brasileira e como o elemento ser
brasileiro foi explorado. Examinaremos a representação do que é ser brasileiro e
se este ideal de brasilidade mudou ao longo de diferentes décadas da história do
país. Os momentos histórico-políticos da realidade brasileira também serão
analisados, para que vejamos que alterações sofreu a publicidade da empresa, que
é de economia mista, porém fortemente associada ao Governo Federal.
Analisaremos ainda o discurso e a lógica publicitária, no qual as propagandas que
iremos analisar estão inseridas.
Resumo
[en] Petrobras – the company’s name itself is a proof of its identification with
Brazil. The paper: The representation of Brazilians in Petrobras advertisement,
aims to investigate the speech the company uses to represent Brazilians over more
than 50 years of its history. The paper will embrace the main ads of Petrobras
Holding and Petrobras Distribution on national territory over the last decades. On
this dissertation, we will study the symbols utilized by Petrobras to show it is a
Brazilian company and how the Brazilian way of life was explored. We will exam
the representation of how it is like to be a Brazilian and if the idea of brasilidade
has changed over the different decades throughout the history. The historical and
political moments of Brazil’s history will also be analyzed, so we can see if the
company’s advertisement policy has suffered any alteration, since Petrobras is
mixed capital company, but which’s image is strongly associated to the Federal
Government. The discourse and logics of advertisement industry will also be
analyzed.
Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Catalogação
2010-02-09
Apresentação
2009-03-25
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
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application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15149@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15149
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF