Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A PERSPECTIVA DE TARSO MAZZOTTI SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO E DA ANÁLISE RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO, A CRÍTICA E A COMPREENSÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS

Título
[en] TARSO MAZZOTTI ON THE USE OF ARGUMENTATION AND RHETORICAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT, CRITIQUE AND COMPREHENSION OF PEDAGOGICAL THEORIES

Autor
[pt] MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO

Vocabulário
[pt] ARGUMENTACAO

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA EDUCACAO

Vocabulário
[pt] PRAGMATISMO

Vocabulário
[pt] TEORIA DO CONHECIMENTO

Vocabulário
[en] ARGUMENTATION

Vocabulário
[en] PRAGMATISM

Vocabulário
[en] THEORY OF THE KNOWLEDGE

Resumo
[pt] Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar o uso da argumentação e da análise retórica para o desenvolvimento, para a crítica e para a compreensão das teorias pedagógicas, sob a perspectiva de Tarso Mazzotti. Para isto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir das obras deste filósofo da educação nas quais encontramos suas principais idéias acerca do uso da argumentação e da análise retórica. Logo, consideramos desde o capítulo Estatuto de cientificidade da pedagogia, publicado pela primeira vez em 1996, até (inclusive) a publicação, em 2008, do livro Doutrinas pedagógicas, máquinas produtoras de litígios. Enquanto o primeiro capítulo desta dissertação descreve as referidas idéias, o segundo capítulo analisa três pontos que permeiam as idéias apresentadas no capítulo anterior: a organização das teorias pedagógicas em torno de metáforas, o processo de validação das teorias pedagógicas, e a função e os limites da análise retórica aplicada às teorias pedagógicas. Na conclusão, convencidos de que o objetivo desta pesquisa tenha sido alcançado, apresentamos a utilidade do processo argumentativo e a necessidade da consideração da análise retórica como um dos instrumentos para a crítica das teorias pedagógicas.

Resumo
[en] This dissertation aims to describe and analysis the use of argumentation and rhetorical analysis for the development, critique and comprehension of pedagogical theories, focusing on the work of Tarso Mazzotti. Bibliographical research was undertaken, concentrating on the work of this philosopher of education and his principal ideas on the use of argumentation and rhetorical analysis. The texts analysed range from The scientific status of pedagogy, originally published in 1996, to the publication, in 2008, of his book Pedagogical doctrines: dispute-producing machines. The first chapter of this dissertation describes the central ideas, while the second chapter analyses three central aspects of the ideas presented in the previous chapter: the organization of pedagogical theories around metaphors; the validation process of pedagogical theories; and the function and limits of rhetorical analysis applied to pedagogical theories. The conclusion reinforces the utility of argumentative processes and the need to consider rhetorical analysis as one of the instruments for the critique of pedagogical theories.

Orientador(es)
RALPH INGS BANNELL

Banca
RALPH INGS BANNELL

Banca
RENATO JOSE DE OLIVEIRA

Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Catalogação
2009-12-22

Apresentação
2009-06-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14752@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14752


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF