Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A STUDY ON THE MEANING OF THE CONSUMER OF BEAUTY AND HYGIENICS PRODUCTS FOR HAIR IN THE LOW INCOME CLASS

Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR NAS CLASSES DE BAIXA RENDA

Autor
[pt] VANESSA SANTOS SCHROEDER

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] HIGIENE

Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA

Vocabulário
[pt] BELEZA

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] HYGIENE

Vocabulário
[en] LOWER INCOME CONSUMER

Vocabulário
[en] BEAUTY

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Resumo
[pt] O crescimento econômico ocorrido no Brasil na última década fez emergir uma fatia de mercado até então reprimida pelo consumo, as classes C, D e E. A multiplicação de empregos, o acesso ao crédito, a elevação da renda, aliado a incentivos do governo como o programa Bolsa Família e a previdência social produziram um fenômeno sem precedentes na história do país, o fortalecimento do consumo na população de baixa renda. No setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) o cenário foi especialmente favorável com crescimento médio de 13,5% ao ano. Estes indicadores foram motivados principalmente pela entrada da mulher no mercado de trabalho, acarretando mudanças comportamentais no público feminino e na estrutura das famílias. A presente dissertação teve então como objetivo compreender os significados atribuídos pelo público feminino de baixa renda no consumo de produtos do segmento de higiene e beleza capilar. Para tanto, foram analisadas bibliografias referentes ao comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra; e a influência do grupo social e da cultura no comportamento de consumo. Dessa forma, o presente estudo concluiu que o cuidado com a beleza está diretamente ligado a projeção da imagem e ao reconhecimento, seja pelo grupo social ou profissional, e em última instância, é um símbolo diretamente relacionado com a elevação da auto-estima e a busca da integração social.

Resumo
[en] The economic growth occurred in Brazil in the last decade has emerged a slice of the market hitherto repressed consumption, the classes C, D and E. The number of jobs, access to credit, raising the income, combined with government incentives such as the Bolsa Família program and welfare, produced a phenomenon without precedent in the history of the country, the strengthening of consumption in the low income population. In the sector of personal hygiene, perfumery and cosmetics (HPPC) the scene was especially friendly with average growth of 13.5% per year. They were motivated mainly by the entry of women into the labor market, causing behavioral changes in public and women in the structure of families. This dissertation had the objective to understand the meanings attributed by the public women of low income in the consumption of products HPPC, specifically in the area of health and beauty hair. Thus, we examined bibliographies in consumer behavior and decision-making process of buying, and the influence of the social culture and the behavior of consumption. Thus, this study found that the care the beauty is directly connected to the projection image and recognition, either through social or professional group, and ultimately, a symbol is directly related to the elevation of self-esteem and the search social integration.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MARCOS COHEN

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2009-12-11

Apresentação
2009-06-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14703


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