Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS VOZES DE EX-CRIANÇAS SOLDADO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O PROGRAMA DE DESARMAMENTO, DESMOBILIZAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Título
[en] THE VOICES OF THE FORMER CHILD SOLDIERS: CRITICAL REFLECTIONS ON THE UNITED NATIONS DISARMAMENT, DEMOBILIZATION AND REINTEGRATION PROGRAM

Autor
[pt] JANA TABAK

Vocabulário
[pt] SEGURANCA INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] NOVA GUERRA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL SECURITY

Vocabulário
[en] NEW WAR

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Resumo
[pt] Tendo como referenciais teóricos o instrumental do campo de resolução de conflito e a discussão feita por Michel Foucault em Vigiar e Punir, esta dissertação tem por objetivo verificar a relação entre o programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) desenvolvido pela ONU e a percepção das ex-crianças soldado acerca do processo de transição à vida civil no pós-conflito armado. Estima-se que, atualmente, há cerca de 300 mil crianças soldado em todo o mundo. Diante deste cenário, um dos principais desafios é reverter os efeitos da participação em conflitos armados e, conseqüentemente, restabelecer o futuro destes jovens. O programa de DDR direcionado às crianças soldado aparece como a principal ferramenta para lidar com as necessidades destes jovens e garantir o retorno deles à vida civil no pós-conflito armado. Assegurar o rompimento destes meninos e meninas com a vida militar é um dos passos fundamentais do processo de peace-building, uma vez que estamos lidando com um grupo que funciona como um motor indispensável das novas guerras. Argumenta-se que o programa de DDR é uma ferramenta em potencial, i.e., apresenta recursos capazes de contribuir para transição bem-sucedida de exmeninos e meninas soldado à vida civil. No entanto, a adoção de um padrão de infância pelas Nações Unidas, que não é necessariamente adequado às distintas sociedades, minimiza as chances de sucesso do programa de DDR na prática. Através da análise de 86 depoimentos de ex-crianças soldado, busca-se identificar se há ou não correspondência entre os desejos, medos e frustrações expressos nestes relatos e a prática do DDR.

Resumo
[en] By using as reference the theoretical field of Conflict Resolution and the debate presented by Michael Foucault in Discipline and Punishment, this dissertation aims at verifying the relationship between the Disarmament, Demobilization and Reintegration program (DDR) developed by the UN and the former child soldiers’ perceptions about their transition to civilian life in postarmed conflict. It is estimated that at the present time there are over 300.000 children participating in armed conflicts around the world. In face of the child soldier problem, the challenge is therefore how to reverse the effects of the child soldiering, and, in doing so restore children’s future. The Child DDR is considered today the most satisfactory tool to attend the needs of former child soldiers and ensure their return to a civilian life. Ensuring the former child soldiers’ safe transition to civilian life is one of the key steps in the process of peace-building, since we are dealing with a group that serves as a vital engine of the new wars. It is argued that Child DDR is an instrument in potential. In theory, the program indeed has the resources that can contribute to a successful transition of former child soldiers to civilian life. However, the UN adoption of one specific notion of childhood as a pattern, which is not necessarily appropriate to different societies, reduces the Child DDR program s chances of success. Thus, through the analysis of 86 testimonies of former child soldiers, this research aims at identifying whether the desires, frustrations and fears raised by these demobilized youths are answered or not by the Child DDR program.

Orientador(es)
NIZAR MESSARI

Banca
MONICA HERZ

Banca
NIZAR MESSARI

Banca
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA

Catalogação
2009-10-30

Apresentação
2009-04-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14536@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14536@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14536


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF