Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DEATH OF ART: THE DISENCHANTED AESTHETIC APPEARANCE

Título
[pt] MORTE DA ARTE: A APARÊNCIA ESTÉTICA DESENGANADA

Autor
[pt] DANRLEI DE FREITAS AZEVEDO

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] VANGUARDA

Vocabulário
[pt] SUBLIME

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] VANGUARDS

Vocabulário
[en] SUBLIME

Resumo
[pt] O problema da morte da arte atravessa praticamente toda a história artística moderna. As preleções sobre estética de Hegel, realizadas não muito tempo depois da fundamentação kantiana de um juízo de gosto autônomo, já apresentam a idéia da dissolução da arte- a qual teria, nas palavras do filósofo, se tornado coisa do passado. Este trabalho pretende investigar a estreita e intrigante conexão entre uma arte que finalmente obteve sua autonomia na época moderna e a sombra constante de sua própria morte. Seja nos discursos estéticos que, desde os primórdios da modernidade, assinalam uma obsolescência da arte, seja no ímpeto crítico-revolucionário das vanguardas, que ensaiaram uma autodestruição da esfera artística, seja numa contemporaneidade em que parecem se apagar quaisquer distinções palpáveis entre a obra de arte e os demais produtos, entre valor estético e valor de troca, a questão da morte da arte, de um modo ou de outro, confirma sua presença. Indagar o sentido dessa longa vigência, assim como averiguar sua persistência no horizonte artístico contemporâneo, é, em resumo, a proposta da tese.

Resumo
[en] The problem of the death of the art crosses practically all modern artistic history. The Hegel’s lectures Aesthetics, delivered not much later of the Kantian validation of an autonomous judgment of taste, already present the idea of the dissolution of the art- that would have, in the words of the philosopher, become thing of the past. This work intends to investigate the narrow and intriguing connection between an art that finally reached autonomy at the modern times and the constant shade of its proper death. Either in the aesthetic discourses that, since the beginning of modernity, indicate an obsolescence of the art, either in the critical-revolutionary impulse of the avant-gardes, that had fomented a selfdestruction of the artistic sphere, either in our present time, where any concrete distinctions between the work of art and other things, that is, between aesthetic value and exchange value, seems to disappear, the question of the death of the art, in one way or another, confirms its presence. To inquire the meaning of this long validity, as well as verifying its persistence in the contemporary time, is, in short, the proposal of this work.

Orientador(es)
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
RICARDO CORREA BARBOSA

Banca
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO

Banca
RONALDO BRITO FERNANDES

Banca
ALBERTO DE ALMEIDA PRADO TASSINARI

Catalogação
2009-07-23

Apresentação
2008-12-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13916


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF