Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] CLINIC IN THE TRENCHES: CHILDRENS THERAPEUTIC CONSULTATION IN A SLUM IN RIO DE JANEIRO

Título
[pt] CLÍNICA NAS TRINCHEIRAS: SOBRE O ATENDIMENTO CLÍNICO A CRIANÇAS EM UMA FAVELA DO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] MARIA ALICE FORTES DE ALBUQUERQUE MARANHAO

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] FAVELA

Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] SLUM

Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY

Resumo
[pt] Esta dissertação visa apresentar um projeto de psicologia clínica realizado numa escola municipal, localizada em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente, é feita uma reflexão sobre a representação da favela no imaginário social, quais os agenciamentos que o território favela produz na subjetividade de seus moradores e quais as influências que este contexto pode trazer para a constituição de um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento de uma criança. O desenvolvimento infantil é descrito sob uma ótica winnicottiana, que relaciona a maneira da criança interagir com o mundo em razão de como o mundo interagiu com ela, em fases primitivas de seu desenvolvimento. Aspectos da sociedade contemporânea, como o consumo, o medo, a violência e o enfraquecimento das figuras de autoridade são relacionados com o aumento da violência, como forma de expressão da infância e da juventude. Isto é, um sujeito se constitui no seio de uma família, que está ancorada em uma cultura, localizada em um território, que agencia sua subjetividade e seus padrões de comportamento. Por fim, é apresentada uma análise do psicólogo, profissional que através do usufruto de suas próprias ferramentas, terapia, suporte, técnica e criatividade, pode atuar dentro de sua especificidade sem ter que abrir mão de sua postura ética e política.

Resumo
[en] This dissertation aims to introduce a project of clinical psychology that takes place in a public school located inside a slum in the city of Rio de Janeiro. It begins with a consideration of what does a slum represent in the social imaginary, how it works in the production of subjectivity of its inhabitants and what are the influences that this context can bring to the constitution of a good enough environment to the development of a child. Child development is described by the views of D. W. Winnicott, who relates the childs interaction with the world based on how did the world interacted with it in early stages of its development. Contemporary social aspects, such as consume, fear, violence and the figures of authority weakness are related with the increase of violence as a valuable expression among children and teenagers. That is, a subjects constitution is within a family, which is anchored in a culture, located in a territory that produces its subjectivity and behavioral patterns. In the end, the psychologist is analyzed as a professional that by the use of its own tools, therapy, holding, technique and creativity, can act inside its specificity without having to dismiss its ethical and political beliefs.

Orientador(es)
JUNIA DE VILHENA

Banca
JUNIA DE VILHENA

Banca
BENILTON CARLOS BEZERRA JUNIOR

Banca
SONIA ELISABETE ALTOE

Catalogação
2009-05-29

Apresentação
2009-01-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13632@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13632@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13632


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF