Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] BETWEEN THE HOPENESS AND THE LIMIT: A STUDY ABOUT INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM IN REGULAR CLASSES

Título
[pt] ENTRE A ESPERANÇA E O LIMITE: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM CLASSES REGULARES

Autor
[pt] DAYSE CARLA GENERO SERRA

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[pt] INCLUSAO

Vocabulário
[pt] EXCLUSAO

Vocabulário
[pt] AUTISMO

Vocabulário
[en] FAMILY

Vocabulário
[en] INCLUSION

Vocabulário
[en] EXCLUSION

Vocabulário
[en] AUTISM

Resumo
[pt] O presente estudo teve o objetivo de analisar o processo de inclusão de alunos com autismo em duas escolas públicas de dois municípios da Baixada Fluminense. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica da literatura sobre autismo, dos documentos oficiais sobre inclusão educacional e exclusão social, além da pesquisa de campo, onde foram realizadas entrevistas com professores e diretores que atuam diretamente com alunos autistas. Apesar dos discursos inclusivos que permeiam os meios escolares e os principais documentos e legislações que fundamentam as práticas pedagógicas, a inclusão educacional para alunos autistas ainda é tímida e ineficiente. A intolerância, o estranhamento e a exclusão são presentes na maioria das relações interpessoais com indiví­duos autistas e seus familiares. Faz-se necessário que as polí­ticas públicas de educação e são de sejam reformuladas para que a inclusão como significado de socialização, aprendizagem e desenvolvimento ocorra na grande maioria das escolas e que os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, em particular os autistas, tenham não são o direito do acesso à  educação garantido, mas também sua permanência. A inclusão por força da lei não oferece garantias de práticas pedagógicas inclusivas de fato, e um dos pontos centrais é a reestruturação da formação de professores para o trabalho com a diversidade. As relações entre educação e saúde de também se fazem necessárias, na medida em que a identificação precoce do autismo favorece que as intervenções pedagógicas ofereciam resultados mais favoráveis ao desenvolvimento das crianças. É necessário também que os familiares possam contar com atendimentos terapêuticos, para a garantia de uma melhor saúde mental e para que cuidem adequadamente de seus filhos e superem dores e conflitos acerca da deficiência. A inclusão sem a formação adequada de professores, sem o apoio dos colegas de sala e sem a participação dos familiares, paradoxalmente, pode significar a pior das exclusões.

Resumo
[en] The present work aims at analyzing the process of inclusion of autistic children in two public schools of two municipal districts of Rio de Janeiro lowlands. For this purpose, a bibliographical literature reviewing on autism, educational inclusion and social exclusion was carried out, including field research, where interviews were done with teachers and school directors who work directly with the autistic children, their relatives and classroom colleagues. In spite of the inclusive discourses which permeate the school community and the main documents and legislation, which justifies the pedagogic practices, the educational inclusion of autistic children is still weak and inefficient. The intolerance, distancing and exclusion are present in the majority of the interpersonal relations with autistic individuals and their relatives. It is necessary to reformulate the educational and health public policies so that the inclusion, with the meaning of socialization, learning and development, happen to the great majority of the of schools, and that the students with special educational needs, in particular the autistic ones, have not only the guarantied right of access but also the right of staying at school. The inclusion by force of law does not offer guaranties that the pedagogic practices are in fact inclusive, and one of the central points is the reformulation of the teachers learning for the work with diversity. The relationship between education and health are necessary as the early diagnosis of autism guaranties that the pedagogical interventions offer more favorable results. It is also necessary that the relatives can count on therapeutic care to guarantee a better mental health to properly take care of their children and overcome conflicts and pains related to the autism. Inclusion without the proper teachers training, the support of the colleagues and the participation of the relatives can represent, paradoxically, the worst of the exclusions.

Orientador(es)
JUNIA DE VILHENA

Banca
JUNIA DE VILHENA

Banca
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT

Banca
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA

Banca
ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA

Catalogação
2009-05-04

Apresentação
2008-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13415


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF