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Título
[pt] A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL

Título
[en] DIFFERENTIATED FASHION PRODUCT MANAGEMENT: HANDICRAFT MEETS APPAREL INDUSTRY

Autor
[pt] TATIANA MESSER RYBALOWSKI

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] GESTAO DE DESIGN

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] COMPETITIVIDADE

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] DESIGN MANAGEMENT

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] COMPETITIVENESS

Resumo
[pt] Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.

Resumo
[en] Apparel is one of fashion`s most expressive resources, and yet, in spite of its ever changing nature, the fashion product has not managed to achieve differentiation in a way that makes its physical attributes reveal its identity. Departing from a perception of a growing homogenization of fashion products, this study brings some insights for the development of differentiated fashion products through the use of physical attributes that reinforce a product`s identity. Among the several strategies to achieve this aim, we may emphasize the processes that promote the merging of handicraft production and apparel industry, thus yielding unique items and disrupting the pattern of excessively industrialized, repetitive and impersonal products. As a strategic tool to maintain competitive advantage through differentiation, Design Management exploits a company`s competence, knowledge and experience to continuously reinvent products and processes to achieve competitive positioning.

Orientador(es)
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Banca
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA

Banca
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES

Banca
SANDRA REGINA RECH

Catalogação
2009-02-19

Apresentação
2008-08-06

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13059


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