Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DESIGN DE E-LEARNING: A SPACE UNDER CONSTRUCTION

Título
[pt] DESIGN DE E-LEARNING: UM ESPAÇO EM CONSTRUÇÃO

Autor
[pt] ANA PAULA VIEIRA PEIXOTO MAURO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD

Vocabulário
[pt] TREINAMENTO CORPORATIVO

Vocabulário
[pt] HIPERMIDIA

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] CORPORATIVE TRAINING

Vocabulário
[en] HYPERMEDIA

Resumo
[pt] Esta pesquisa discute o papel do designer que atua no desenvolvimento de objetos educacionais virtuais voltados para o treinamento corporativo, inserido em estruturas produtivas de grande porte e com fins lucrativos. Nossa hipótese é a de que o design de e-learning não explora os recursos de hipermídia disponíveis de forma eficiente, em prol do engajamento do aluno. Nosso estudo se estrutura em três partes: primeiramente, dedicamo-nos a entender as estruturas produtivas de empresas com fins lucrativos que desenvolvem o e-learning corporativo e analisamos a atuação do designer nesse contexto. Em um segundo momento, nos debruçamos sobre o potencial oferecido pelo design de hipermídia, a partir das teorias do emotional design e do design de experiência, no sentido de se capturar e de se manter o interesse do usuário aluno. Finalmente, no último capítulo, empreendeu-se um estudo de casos exemplares encontrados na Internet, nos quais identificamos estratégias que visam a promoção de experiências imersivas. A partir dessas características, definimos as categorias que orientaram a análise de um curso a distância, com fins de treinamento corporativo, mediado pela Internet. Concluímos que o designer exerce um importante papel no que tange à usabilidade e ao tratamento informacional dos objetos educacionais virtuais. Entretanto, ao observar-se, por meio da perspectiva oferecida pelas categorias de análise elencadas a aplicação dos recursos utilizados no exemplo do e-learning corporativo, verifica-se que o designer subutiliza o potencial dos recursos de hipermídia hoje disponíveis, os quais poderiam promover um maior grau de envolvimento do aluno com o conteudo educacional apresentado.

Resumo
[en] This research discusses the role of the designer that works on the development of virtual educational objects regarding the corporate training, inserted in large size for-profit productive structures. Our hypothesis assumes that the e-learning design does not explore, effectively, the available hypermedia resources, for the student`s engagement. Our study id structured in three sections: first, we are dedicated to understanding the productive structures of the for-profit companies that develop the corporate e-learning and we analyze the action of the designer in this context. On a second moment, we debated the potential that hypermedia design offers, from the perspective of the emotional design and the experience design theories, in the sense of capturing and maintaining the user student`s attention. Finally, on the last chapter, a study of cases found on the internet was made, in which we identified strategies that look forward the promotion of immersive experiences. Departing from these features, we defined the categories that guide the analysis of a distance course with the purpose of corporate training through the internet. We conclude that the designer plays an important role in what concerns the usability and the informational treatment of the virtual educational objects. Meanwhile, observing, through the perspective offered by the listed categories of analysis, the application of the used resources in the example of the corporate e-learning, it is verified that the designer underuses the potential of the hypermedia resources available nowadays, which could promote a higher degree of involvement of the student with the educational content presented.

Orientador(es)
REJANE SPITZ

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
REJANE SPITZ

Banca
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA

Catalogação
2009-02-17

Apresentação
2008-08-21

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13051@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13051


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF