Título
[en] LIBRAS AND PORTUGUESE IN PLAY: DESIGN AND ART IN PARTNERSHIP
Título
[pt] LIBRAS E PORTUGUÊS EM JOGO: DESIGN E ARTE EM PARCERIA
Autor
[pt] MARIA APARECIDA PIMENTA BERNABO
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] SURDO
Vocabulário
[pt] LIBRAS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] DEAF
Vocabulário
[en] LIBRAS
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] A presente pesquisa tem como objeto de estudo o sujeito
surdo em situação
de ensino e construção de conhecimento, e com o objetivo de
fundamentar,
segundo as concepções contemporâneas da Arte e Educação e do
Design, o
projeto Multi-Trilhas. Este projeto foi desenvolvido no
Laboratório de Pedagogia
do Design como ferramenta didático-pedagógica, sob a idéia
do Design em
Parceria. A dissertação apresenta estudos e reflexões sobre
estes campos de
conhecimento com o objetivo de encontrar caminhos e
intercâmbios, assim como
romper fronteiras em busca da consolidação de uma relação
interdisciplinar. A
síntese dos conceitos contemporâneos dos campos do Design e
da Arte, com
vistas às expectativas atuais da Educação, revela-se no
corpo e no sentido do
material construído em forma de jogo, em suas duas versões:
concreta e
multimídia. Em ambas as versões, as estratégias utilizadas
colocam em evidência
a fundamental participação dos usuários - professores e
alunos - propiciando em
seu uso, seja da forma ou do conteúdo, reconstrução e
resignificação constantes.
Resumo
[en] This research aims the deaf person inside the process of
teaching and
knowledge building. It also has the purpose of establishing
the basis for the object
Multi-Trilhas according to the contemporary ideas of Art,
Education and Design.
This project was developed in the Laboratory of Design
Pedagogy as a didactic
tool, under the concept of Partnership Design. The
dissertation presents studies
and thoughts on those subjects with the aim of finding
interchangeable paths as
well as breaking through frontiers, in order to consolidate
an interdisciplinary
relationships. The synthesis of contemporary concepts in the
fields of Design and
Art, concerning the present expectations of education, is
revealed in the corpus
and signification of the subject in study built in the form
of a game in two
versions: concrete and multimedia. In both versions the
strategies that were used
put in focus the fundamental participation of the users -
teachers and students - in
order to provide constant reconstruction and resignification
either in the usage of
the form or the content of the game.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR
Banca
LEILA COUTO MATTOS
Catalogação
2009-01-29
Apresentação
2008-08-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12989@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12989@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12989
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