Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] BRANCO SOBRE BRANCO: CEP 20.000/ CEPENSAMENTO (1990-2008): UMA POSSÍVEL ROTA

Título
[en] WHITE ON WHITE: CENTER FOR POETIC EXPERIMENTATION 20.000 (1990 - 2008) / CENTER FOR THOUGHT EXPERIMENTATION: A POSSIBLE PATH

Autor
[pt] GUILHERME ZARVOS

Vocabulário
[pt] PANORAMA CULTURAL CONTEMPORANEO

Vocabulário
[pt] CENTRO DE EXPERIMENTACAO PENSAMENTO

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY CULTURAL SCENERY

Vocabulário
[en] CENTER FOR THOUGHT EXPERIMENTATION

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY RIO DE JANEIRO ART

Resumo
[pt] Este trabalho compõe-se de diferentes modos de estruturação textual, acompanhando uma tendência pós-moderna. Através da fabricação de suas memórias pessoais, o autor apresenta e avalia a atuação do CEP 20.000, de que participa como coordenador, desde a fundação, em 1990. A perspectiva crítica é a do observador da cidade, uma espécie de flâneur do panorama cultural, de onde colhe a matéria para sua escrita, produzida em intercâmbio com uma rede de amigos. A primeira pessoa do discurso quer-se propositalmente frágil, empenhada na experiência de deixar-se atravessar por uma pluralidade de vozes e pontos de vista. Ao longo dos capítulos, misturam-se crônicas, desenhos, e-mails, cartas, entrevistas, notícias de jornal, fotografias, poemas, contos e fragmentos de outros textos, inéditos ou já publicados, cuja seleção e articulação foi planejada de modo a dialogar com o discurso acadêmico. Trata-se de uma proposta alternativa de trabalho escritural adequado a uma compreensão ampla da história do presente.

Resumo
[en] This work is composed by different modes of text framing, according to a postmodern tendency. While weaving his fictionalized memories, the author presents and evaluates the performance of CEP 20.000 which he has helped founding, in 1990, and coordinates till this day. His perspective is that of the spectator of the town life, a kind of flâneur in the cultural scenery, where he gathers up the subjects for his writing produced in interchange with a net of friends. The first person of speech intends to be fragile since it is meant as an experience of textuality intertwined by a plurality of voices and viewpoints. The chapters are built in blocs alternating with a miscellany of chronicles, drawings, e-mails, letters, intervews, news, photographs, poems, short stories and fragments of other types of texts, published or not. The choice and articulation of this material was planned to establish a dialogue with the accademic discourse. The goal of the essay is to propose a writing strategy adequate to a broad understanding of the history of the present.

Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO

Banca
ROBERTO CORREA DOS SANTOS

Banca
SERGIO LUIZ RIBEIRO MOTA

Banca
MARIA ANTONIETA DE OLIVEIRA BORBA

Banca
ERICSON SIQUEIRA PIRES

Banca
CAMILA DO VALLE FERNANDES DE MIRANDA

Catalogação
2009-01-07

Apresentação
2008-06-13

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12870@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12870@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12870


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF