Título
[pt] BRANCO SOBRE BRANCO: CEP 20.000/ CEPENSAMENTO (1990-2008): UMA POSSÍVEL ROTA
Título
[en] WHITE ON WHITE: CENTER FOR POETIC EXPERIMENTATION 20.000 (1990 - 2008) / CENTER FOR THOUGHT EXPERIMENTATION: A POSSIBLE PATH
Autor
[pt] GUILHERME ZARVOS
Vocabulário
[pt] PANORAMA CULTURAL CONTEMPORANEO
Vocabulário
[pt] CENTRO DE EXPERIMENTACAO PENSAMENTO
Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY CULTURAL SCENERY
Vocabulário
[en] CENTER FOR THOUGHT EXPERIMENTATION
Vocabulário
[en] CONTEMPORARY RIO DE JANEIRO ART
Resumo
[pt] Este trabalho compõe-se de diferentes modos de
estruturação
textual,
acompanhando uma tendência pós-moderna. Através da
fabricação de suas memórias
pessoais, o autor apresenta e avalia a atuação do CEP
20.000, de que participa como
coordenador, desde a fundação, em 1990. A perspectiva
crítica é a do observador da
cidade, uma espécie de flâneur do panorama cultural, de
onde
colhe a matéria para
sua escrita, produzida em intercâmbio com uma rede de
amigos. A primeira pessoa do
discurso quer-se propositalmente frágil, empenhada na
experiência de deixar-se
atravessar por uma pluralidade de vozes e pontos de vista.
Ao longo dos capítulos,
misturam-se crônicas, desenhos, e-mails, cartas,
entrevistas, notícias de jornal,
fotografias, poemas, contos e fragmentos de outros textos,
inéditos ou já publicados,
cuja seleção e articulação foi planejada de modo a
dialogar
com o discurso
acadêmico. Trata-se de uma proposta alternativa de
trabalho
escritural adequado a
uma compreensão ampla da história do presente.
Resumo
[en] This work is composed by different modes of text framing,
according to a
postmodern tendency. While weaving his fictionalized
memories, the author presents
and evaluates the performance of CEP 20.000 which he has
helped founding, in 1990,
and coordinates till this day. His perspective is that of
the spectator of the town life, a
kind of flâneur in the cultural scenery, where he gathers up
the subjects for his
writing produced in interchange with a net of friends. The
first person of speech
intends to be fragile since it is meant as an experience of
textuality intertwined by a
plurality of voices and viewpoints. The chapters are built
in blocs alternating with a
miscellany of chronicles, drawings, e-mails, letters,
intervews, news, photographs,
poems, short stories and fragments of other types of texts,
published or not. The
choice and articulation of this material was planned to
establish a dialogue with the
accademic discourse. The goal of the essay is to propose a
writing strategy adequate
to a broad understanding of the history of the present.
Orientador(es)
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
MARILIA ROTHIER CARDOSO
Banca
ROBERTO CORREA DOS SANTOS
Banca
SERGIO LUIZ RIBEIRO MOTA
Banca
MARIA ANTONIETA DE OLIVEIRA BORBA
Banca
ERICSON SIQUEIRA PIRES
Banca
CAMILA DO VALLE FERNANDES DE MIRANDA
Catalogação
2009-01-07
Apresentação
2008-06-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12870@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12870@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12870
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF