Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS

Título
[en] SUNDAY IS A HAPPY DAY: CHILDREN AND TELEVISION NEWS

Autor
[pt] MARIA INES DE CARVALHO DELORME

Vocabulário
[pt] TELEVISAO

Vocabulário
[pt] NOTICIA

Vocabulário
[pt] CRIANCAS

Vocabulário
[en] TELEVISION

Vocabulário
[en] NEW

Vocabulário
[en] CHILDREN

Resumo
[pt] Domingo é dia de felicidade é o título desta tese de doutoramento, voltada para o exame de diferentes variáveis que possam contribuir para um melhor entendimento das relações que as crianças estabelecem com as notícias oriundas da televisão. A pesquisa configura-se como um estudo de cunho etnográfico sobre crianças que freqüentam o primeiro ano do ciclo de formação em uma determinada escola pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, no período escolar de 2007. No foco deste estudo, encontram-se crianças que se caracterizam como sujeitos ativos, participativos, que gostam de opinar e que se sentem aptas a questionar certos padrões da televisão e do mundo adulto, em situações interativas com seus pares. Meu objetivo nuclear foi conhecer e compreender suas preferências, os recortes que fazem do que vêem, seus sentimentos, modos de relação entre suas experiências e as notícias televisivas, numa análise que envolveu a produção, considerou dados de veiculação até alcançar a repercussão e as marcas dessas notícias em suas vidas. Para isso, as crianças foram consideradas como produtoras e consumidoras da cultura, configurando-se, assim, numa audiência crítica também dos telejornais. Para conhecer os atributos dos acontecimentos que permitem vir a veiculá-los como notícias na televisão e, ao mesmo tempo, para ser possível entender as diferentes repercussões dessas notícias na vida das crianças, houve uma aproximação teórica de áreas diferenciadas como Comunicação Social, Educação e Teoria da Literatura, articulação esta que se fez sempre norteada pelas possibilidades de alcance e limite conceituais, cujos aproveitamentos impliquem a passagem de um campo disciplinar a outro.

Resumo
[en] The title of this dissertation is Sunday is a happy day. Here i analyse different variables that may contribute to a better understanding of the relationships established between children and the news originating in television. The research as such has an ethnographic bias about children who attend the first year of basic education in a municipal school in Rio de Janeiro, during the 2007 school term. In the core of this study these children are characterized as active and participatory subjects who like to express opinions, who feel the aptitude for questioning certain standards, as shown by television and the world of adults, in interactive situations with their peers. My main objective was to get acquainted and to understand their preferences, their development based on what they watch, their feelings and expectations, and the modes of relationship between their experiences and television news. The analysis involved television news production, broadcasting data and its repercussion in their lives. Thus, children were regarded as culture producers and consumers as well as a critical audience of newscasts. In order to know the attributes of events that might become news on television and at the same time to be able to understand the different repercussions of such news in these childrens lives, the theoretical approach included diverse areas such as Social Communication, Education and Theory of Literature. Those were guided, which was always guided by the possibilities of conceptual limit and range, allowing for the transition from one discipline to another.

Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
RITA MARISA RIBES PEREIRA

Banca
ZENA WINONA EISENBERG

Banca
SILVIA PIMENTA VELLOSO ROCHA

Catalogação
2009-01-06

Apresentação
2008-12-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12861@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12861


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF