Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PELAS TELAS DE UM ARAMADO: EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA E CIDADE

Título
[en] THROUGH A WIRE FENCE: INFANT EDUCATION, CULTURE AND THE CITY

Autor
[pt] ELIANE FAZOLO FREIRE

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] CIDADE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO INFANTIL

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] CITY

Vocabulário
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Resumo
[pt] Esta tese tem como objetivo entender de que forma se dá a relação de crianças de uma turma de Educação Infantil de uma Escola Municipal situada no espaço urbano do centro da cidade do Rio de Janeiro e com as manifestações e expressões culturais que perpassam o entorno da escola. A partir de uma inspiração etnográfica, a pesquisa se concentrou em uma turma de crianças de quatro e cinco anos acompanhada diariamente em suas atividades escolares. Os contextos em que vivem as crianças mudaram significativamente nos últimos anos à medida em que os fatores sociais e culturais modificaram as formas de viver e se relacionar com o mundo. Uma nova noção de experiência aponta para a idéia de que os alunos, hoje, não constroem conhecimentos apenas a partir da aprendizagem escolar, dos papéis propostos pelas escola, mas nas suas experiências outras, escolares ou não. A cidade, se tomada como campo de pesquisa e experimentação de novas subjetividades para crianças e jovens, permite investigar como esses atores - no caso desta tese as crianças - interagem e convivem a partir de outros modelos de inserção social. A fundamentação teórica se baseou nos pressupostos da sociologia da infância buscando as noções de culturas infantis a partir de um entendimento de infância como uma construção social, atores ativos na construção da sociedade em que estão inseridos. O trabalho de campo e os relatos etnográficos do caderno de campo chamam a atenção para os sujeitos que são cada uma das crianças, que participam na construção de ações significantes partilhados na coletividade bem como na organização como grupo social. Apontam, também, para os processos de socialização protagonizados pelas próprias crianças quando procuram gerir a heterogeneidade dos seus papéis, identidades e posições sociais.

Resumo
[en] The purpose of the present thesis is to comprehend how the relationship between children of an Infant Education class at a Municipal School, located in an urban area downtown Rio de Janeiro City, and the cultural expressions and manifestations around the school occurs. Moved by an ethnographic inspiration, the researcher focused a group of children between 4 and 5 years old, whose activities have been accompanied daily. The contexts wherein these children live have changed drastically in the last years, while social and cultural factors affected the way of living and the relations between people and the world around them. A new approach on experience leads us to believe that the act of learning, today, occurs not only inside the classroom, framed by the roles played by the formal school characters, but outside too, from the experiences faced by the students. The city itself, if taken as a field of research and experimentation for new subjectivities for the children and youngsters, allows us to investigate how these actors - in the present thesis, the children - interact and live together, from different models of social insertion. The theoretic fundament was based on the presumptions of the Infancy Sociology searching for the children`s notions of culture, from a point of view that considers childhood as a social construction; children are active actors in the building up of the society where they live. The field-work and the ethnographic reports on the field-book call the attention of the readers to the fact that each child is a being that participates in the construction of significant actions shared by the collectivity, as well as in the organization as a social group. These reports also indicate the socialization processes performed by the children themselves, when they try to manage the heterogeneity of their roles, identities and social positions.

Orientador(es)
SONIA KRAMER

Banca
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
SONIA KRAMER

Banca
CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ELOISA ACIRES CANDAL ROCHA

Catalogação
2008-10-21

Apresentação
2008-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12384


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF