Título
[pt] O PANOPTISMO NO CINEMA: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DO OLHAR
Título
[en] THE PANOPTICISM IN THE MOVIE: THE CONSTRUCTION OF THE SPACE THROUGH THE LOOK
Autor
[pt] MARCELLO RAIMUNDO BARBOSA DE FREITAS
Vocabulário
[pt] ESPACO
Vocabulário
[pt] DIEGETICO
Vocabulário
[pt] PANOPTICO
Vocabulário
[pt] FILME
Vocabulário
[pt] REAL
Vocabulário
[en] SPACE
Vocabulário
[en] DIEGETIC
Vocabulário
[en] PANOPTICUM
Vocabulário
[en] FILM
Vocabulário
[en] THE REAL
Resumo
[pt] O panoptismo - um conceito fundamental para a compreensão da
formação e do funcionamento das sociedades disciplinares
ocidentais a partir dos
séculos XVII - XVIII, bem como para a produção e controle
do espaço - apareceu
em meados dos anos 70 nas análises empreendidas pó Michel
Foucault, em
Vigiar e Punir, de um dispositivo carcerário setentista
então pouco estudado - o
panopticum de Jeremy Bentham. Esta dissertação estabelece
uma releitura da
teoria foucaultiana sobre o panoptismo em que a crítica do
dispositivo panóptico é
retomada a partir dos filmes Laranja Mecânica (Stanley
Kubrick), 1984 (Michael
Radford), Inimigo do Estado (Tony Scott) e Minority Report
(Steven Spielberg);
enfatizando metodologicamente a relevância da ficção
científica, como gênero, na
elaboração teórica das passagens e processos de transição
que podemos observar
entre as já conhecidas e estudadas formas de disciplinares
de sociedade e uma
possível, ou suposta, sociedade porvir do controle; assim
como a relação de todo
esse processo com a construção dos espaços real e diegético.
Resumo
[en] Panopticism is a key concept for a better understanding on
the functioning
and shaping of the western disciplinary societies from the
XVII - XVIII centuries
on, as well as the production and control of the space. It
hás appeared, in the midst
of the seventies, in Michael Foucault´s Surveiller et Punir
analysis about what
was at that time an almost obscure XVIII the century
personal device - Jeremy
Bentham´s panopticum. This dissertation rereads the
foucauldian´s panoptic
theory through a critical perspective provided by the
depiction of the panoptical
device in the films A Clockwork Orange (Stanley Kubrick),
1984 (Michael
Radford), Enemy of the State (Tony Scott) and Minority
Report (Steven
Spielberg); and puts its methodological emphasis in the
relevance of sciencefiction
processes that we can nowadays observe between the well-
know, alreadystudied,
disciplinary forms of society and a possible, or alleged,
controlled society
to-come; as well as the relation of all this process with
the construction of real and
diegetic spaces.
Orientador(es)
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
MIGUEL SERPA PEREIRA
Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
JORGE LUIZ CRUZ
Catalogação
2008-10-16
Apresentação
2008-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12358@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12358@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12358
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF