Maxwell Para Simples Indexação

Título
[es] LEER, PENSAR, OÍR Y ESCRIBIR: LA FORMACIÓN DE LECTOR/ESCRITOR EN CURSO COMUNITARIO PREPARATORIO PARA EXAMEN DE SELECTIVIDAD

Título
[pt] LER, OUVIR, PENSAR E ESCREVER: A FORMAÇÃO DE LEITOR/ESCRITOR EM CURSO DE PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO

Autor
[pt] CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] LEITOR

Vocabulário
[pt] LIVRO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[es] CULTURA

Vocabulário
[es] LECTOR

Vocabulário
[es] LIBRO

Vocabulário
[es] EDUCACION

Resumo
[pt] A pesquisa intitulada Ler, pensar, ouvir escrever: formação de leitor/escritor em pré-vestibular comunitário estuda a aquisição do hábito de leitura e do desenvolvimento da escrita em jovens oriundos da classe popular, que ingressaram na Universidade depois de freqüentarem cursos comunitários de pré-vestibular em lugar de cursos convencionais. Os círculos de leitura ora estudados foram oferecidos em quatro situações distintas: a primeira delas teve caráter de círculo de leitura propriamente dito, promovida pela Universidade; duas delas foram oferecidas como disciplinas de cursos preparatórios; e a quarta elaborada para desenvolver as mesmas habilidades também na tela do computador. Estes jovens apresentavam várias dificuldades no âmbito cognitivo que foram, aos poucos, superadas por meio da leitura, da prática sistêmica do ato de ler e escrever, do ato de ouvir e pensar, resultando também na melhoria da expressão oral e do desempenho acadêmico. Assim, é necessário ressaltar que o objetivo deste estudo é mostrar que os círculos de leitura são eficientes na formação do leitor jovem e adulto. Mais ainda, na formação daqueles pertencentes às classes populares e marginalizadas, com pouco ou nenhum contato com leituras prévias, textos de boa qualidade e monitores comprometidos que possam formá-los e prepará-los para a educação superior.

Resumo
[es] La investigación intitulada Leer, pensar, oír y escribir: la formación de lector/escritor en curso comunitario preparatorio para examen de selectividad estudia la adquisición del hábito de lectura y del desarrollo de la escritura entre jóvenes oriundos de la clase popular, que ingresaron en la Universidad después de frecuentar los cursos comunitarios preparatorios para el examen de selectividad en lugar de los cursos convencionales. Se ofrecieron en cuatro ambientes distintos los círculos de lectura estudiados: el primero, con el carácter de círculo de lectura propiamente dicho, promovido por la Universidad; el segundo y el tercero como asignaturas de cursos preparatorios; y el cuarto elaborado para desarrollar las mismas habilidades en la pantalla de la computadora. Los jóvenes presentaban varias dificultades en el ámbito cognitivo. Sin embargo, poco a poco, éstas fueron superadas a través de la lectura, de la práctica sistémica de la acción de leer y escribir, de la acción de oír y pensar, y resultaron también en la mejoría de la expresión oral y del desempeño académico. De esta manera, se hace necesario resaltar que el objetivo de este estudio es mostrar que los círculos de lectura son eficientes en la formación del lector joven y adulto. También que los textos de buena calidad y los monitores comprometidos con el tema pueden contribuir en la formación de los jóvenes integrantes de clases populares y marginadas, con poco o ningún contacto con lecturas previas, además de prepararlos para alcanzar los grados de la educación superior.

Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
MARIA LILIA SIMOES DE OLIVEIRA

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
ROSANA KOHL BINES

Banca
EDWIGES GUIOMAR DOS SANTOS ZACCUR

Banca
MARTA MORAIS DA COSTA

Catalogação
2008-09-24

Apresentação
2008-04-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@1

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12237


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF