Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COMMUNICATION OF LUXURY, FASHION AND CONSUMPTION: PORTRAYALS OF TRADITION AMIDST CONTEMPORARY CULTURE

Título
[pt] COMUNICAÇÃO DO LUXO, MODA E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DA TRADIÇÃO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Autor
[pt] MARIA AMARAL DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] CULTURA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE FEMININA

Vocabulário
[pt] LUXO

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] TRADICAO

Vocabulário
[en] CULTURE

Vocabulário
[en] FEMININE IDENTITY

Vocabulário
[en] LUXURY

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] TRADITION

Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo estimular o debate a respeito da comunicação e do consumo de bens de luxo. A partir da análise das configurações de uso dos discursos e narrativas de um grupo de informantes nativos - produtores e consumidoras de bens de luxo -, pretende-se investigar um conjunto de representações e relacionamentos sociais que se manifestam dentro de um imaginário contemporâneo que define padrões de bom gosto, beleza e sucesso. Entendendo que o consumo de bens de luxo é um processo que classifica e categoriza seus usuários coletivamente; é lançado um olhar quanto à produção de hierarquizações, significados e subjetividades na cultura de massa a partir das apropriações sociomidiáticas acerca do luxo. Distinção, poder e prestígio aparecem como noções centrais na construção deste paradigma que se perpetua ao contemplar a ordem social, conferindo ares de renovação estética e atualização ao sentido de tradição.

Resumo
[en] The objective of this research is to provoke new scholarly debate as it relates to the communication and the consumption of luxury goods. Parting from the analysis concerning key configurations on the uses of speeches and narratives of a group of native informers -producers and consumers of luxury goods -, it is intended to investigate a set of representations and social relationships revealed inside of a contemporary imaginary which defines the ideal standards of goodtaste, beauty and success. Understanding that the consumption of luxury goods is a process that classifies and categorizes its users collectively; it has launched a look onto the production of hierarchies, meanings and subjectivity within the realm of mass culture and the media`s appropriations pertaining to the luxury universe. Distinction, power, and prestige appear as central notions to the construction of this paradigm which perpetuates itself by contemplating social order as it confers airs of aesthetic renewal and continuous updating to the sense of tradition.

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2008-09-05

Apresentação
2008-03-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12162@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12162@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12162


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ANEXOS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF