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Título
[pt] ANÁLISE DOS CENTROS DE EXCELÊNCIA COMO FERRAMENTA DE ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA PETROBRAS

Título
[en] CENTERS OF EXCELLENCE ANALISYS AS BOTH ORGANIZATIONAL LEARNING AND LEARNING ORGANIZATION TOLL IN PETROBRAS

Autor
[pt] FELIPE TOKAR DUBUS

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] PESQUISAS EM REDE

Vocabulário
[pt] CENTRO DE EXCELENCIA

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL LEARNING

Vocabulário
[en] KNOWLEDGE NETWORK

Vocabulário
[en] CENTER OF EXCELLENCE

Resumo
[pt] O ambiente atual, instável e competitivo, obriga as organizações a mudanças e adaptações constantes. Os estudos em redes, unindo recursos e conhecimentos, agregando potencial de crescimento e amadurecimento em determinado campo, são ferramentas de destaque nesse ambiente que requer gestão de informação eficiente e formação de base de conhecimento organizacional, constituída pela aprendizagem organizacional. O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre os conceitos de aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem com a prática dos centros de excelência na Petrobras, empresa brasileira no setor de energia. Pretende-se entender se os centros de excelência visam, funcionando como ferramenta de aprendizagem organizacional, transformar -ou sustentar- a Petrobras como uma organização de aprendizagem. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso na Petrobras, com dados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. A análise de dados foi realizada de maneira descritiva-analítica, o que proporcionou uma visão dos valores e as relações existentes à luz dos referenciais da aprendizagem organizacional. Os resultados do presente estudo permitiram verificar a ligação entre esses conceitos, relacionando, portanto, esses centros às questões requeridas pelas organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional. Contudo, foi observado que não há o mesmo foco de aprendizado em assuntos corporativos, como acontece em temas técnicos e tecnológicos. Esta lacuna é um motivo de preocupação, visto que o intuito é de envolver todos os setores da organização, resultando na sugestão de aumentar a abrangência de implantação.

Resumo
[en] The current environment, unstable and competitive, forcing the organizations to constant changes and adaptations. The network studies, linking resources and expertise, aggregate growth potential and maturity in a particular field, are highlighted tools in this environment what requires efficient information management and also organizational knowledge formation basis, made up through organizational learning. This survey aims at investigate the relation between the learning organization concept as well as the organizational learning concept with the Centers of Excellence practice in Petrobras, a Brazilian national company in the energy sector. It intend to understand whether the centers of excellence aim at, working as an organizational learning tool, turn into or keep up Petrobras as a learning organization. The research method used is the case study in Petrobras, with the recorded data gathered by means of semi-structured interviews and documental survey. The data analysis was performed in a descriptive-analitical way, which leads to a view of values and the relation present in view of the organization learning referentials. The outcomes of this current study disclosed and allowed to come to the conclusion that there is a linkage between these concepts, relating, therefore, these centers to the required issues by learning organizations and organizational learning. Nevertheless, it was realized that the focus on learning is not the same concerning on corporate issues, as it happens with technical and technological subjects. This gap is a cause for concern about, since the idea of such concepts is to involve all organization sectors, resulting on the criticism and suggestion of increasing the scope of deployment.

Orientador(es)
MARIO COUTO SOARES PINTO

Banca
MARIO COUTO SOARES PINTO

Banca
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO

Banca
BEATRIZ QUEIROZ VILLARDI

Banca
RAQUEL BORBA BALCEIRO

Catalogação
2008-07-21

Apresentação
2008-04-01

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11945@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11945@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11945


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