Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LANGUAGE AND EXPERIENCE: THE SINGULARITY OF THE PERCEPTION OF SCHOOL CONTEXT BASED ON THE CONTRIBUTIONS OF WITTGENSTEIN AND BAKHTIN

Título
[pt] LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA: A SINGULARIDADE DO OLHAR PARA O CONTEXTO DA ESCOLA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE WITTGENSTEIN E BAKHTIN

Autor
[pt] ELAINE DECCACHE PORTO E ALBUQUERQUE

Vocabulário
[pt] SUBJETIVIDADE

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] ESTETICA

Vocabulário
[pt] ETICA

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITY

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] AESTHETICS

Vocabulário
[en] ETHICS

Vocabulário
[en] LANGUAGE

Resumo
[pt] O trabalho em uma escola, oferece a oportunidade de se pensar sobre a complexidade das questões que envolvem a construção de conhecimentos atrelada à construção de vínculos de relacionamento intersubjetivos. Em meio a essa complexidade, esse trabalho de pesquisa se voltou para a produção singular e incessante da experiência subjetiva que se expressa na vida, e, nesse caso particular, em meio às práticas coletivas que fazem parte do cenário polifônico da escola. Para contemplar esse interesse, o presente estudo desenvolveu o tema da experiência subjetiva como produção singular e permanentemente inacabada, a partir das contribuições do pensamento de Wittgenstein e Bakhtin, dois filósofos da linguagem. Dentro dessa perspectiva, a linguagem, como uma prática social que caracteriza a condição humana, redefine a interioridade dessa experiência, na medida em que a reconhece como absolutamente única e, ao mesmo tempo, marcada pelas características de um determinado tempo e lugar situado na história e na cultura. Privilegiou-se nesse estudo os conceitos de ética e estética, ambos fortes referências no contexto das filosofias de linguagem de Wittgenstein e Bakhtin. Tais conceitos, permitiram a expressão de um modo de olhar para a experiência na escola, além de enfrentar uma espécie de tensão na abordagem da singularidade da produção subjetiva e sua construção na linguagem como ação e reflexão.

Resumo
[en] The work in a school offers the opportunity to think about the complexity of issues that involves the construction of knowledges associated with the construction of bonds of intersubjective relationships. This research focused in the unique and incessant production of subjective experience that expresses itself in life and, in this particular case, among the collective practices that are part of the polyphonic scenario of a school. This work developed the theme of the subjective experience as a singular and permanently unfinished production, with the contributions of the thoughts of Wittgenstein and Bakhtin, two philosophers of language. Inside this perspective, language, as a cultural practice that characterizes our humanity, redefines the interiority of this experience recognizing it as unique and, at the same time, determined by the characteristics of a certain historical and cultural time. In this study, we deal with the concepts of ethics and aesthetics, both strong references inside the philosophies of language of Wittgenstein and Bakhtin. These concepts allowed the expression of a way of looking at the experience at school and faced a kind of tension in the approach of the singularity of subjective production and it's construction as action and reflection.

Orientador(es)
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO

Banca
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
CAROLINA LAMPREIA

Banca
JURANDIR SEBASTIAO FREIRE COSTA

Banca
MARIA TERESA DE ASSUNCAO FREITAS

Catalogação
2008-06-16

Apresentação
2008-03-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11777


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF