Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COORDINATION SUPPORT IN COLLABORATIVE SYSTEMS: ACTION RESEARCH WITH LEARNERS AND MEDIATORS ACTING IN DISCUSSION FORUMS IN A DISTANCE COURSE

Título
[pt] SUPORTE À COORDENAÇÃO EM SISTEMAS COLABORATIVOS: UMA PESQUISA-AÇÃO COM APRENDIZES E MEDIADORES ATUANDO EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA

Autor
[pt] DENISE DEL RE FILIPPO

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE

Vocabulário
[pt] MODELO 3C DE COLABORACAO

Vocabulário
[pt] SISTEMAS COLABORATIVOS

Vocabulário
[pt] FORUM DE DISCUSSAO

Vocabulário
[pt] PESQUISA ACAO

Vocabulário
[en] MOBILITY

Vocabulário
[en] 3C COLLABORATION MODEL

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE SYSTEMS

Vocabulário
[en] FORUM OF DISCUSSION

Vocabulário
[en] ACTIVITY THEORY

Resumo
[pt] Nesta tese são investigadas ferramentas de suporte à coordenação de fóruns de discussão de cursos a distância. A pesquisa é fundamentada na aprendizagem colaborativa e do Modelo 3C de Colaboração e utiliza a pesquisaação como método de pesquisa. Num fórum realizado como uma atividade colaborativa, a aprendizagem ocorre principalmente através das trocas de mensagens entre os aprendizes, o que demanda coordenação. A coordenação nesta tese é entendida como um das 3 dimensões da colaboração evidenciadas no Modelo 3C: comunicação, coordenação e cooperação. Os resultados desta tese, que incluem dados, análises, procedimentos, reflexões e implementação dos serviços e funcionalidades investigados, foram obtidos após 3 anos de uma pesquisa- ação. Na pesquisa-ação, o pesquisador conduz a pesquisa realizando ações sucessivas que busquem reduzir um problema específico em um ambiente real. Nesta tese, o ambiente real é o curso Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação da PUC-Rio e o problema identificado é a dificuldade de coordenação dos fóruns do curso. A ação é a disponibilização de ferramentas de suporte à coordenação no AulaNet, o ambiente de ensino e aprendizagem para web utilizado no curso. A característica comum das ferramentas investigadas é a de disponibilizar informações sobre o andamento do fórum sem que seja necessário fazer uso da interface web para desktop do AulaNet: para isto, grafos, gráficos, dados estatísticos e notificações são apresentados através de PDAs, celulares e janelas pop-up no desktop. A avaliação das ferramentas desenvolvidas é feita a cada semestre: avaliando-se como aprendizes e mediadores usam as ferramentas, melhorias ou novas ferramentas são propostas e investigadas no semestre seguinte, num processo cíclico.

Resumo
[en] In this thesis tools for the coordination support of discussion forums in a distance course are investigated. The research is conducted from the point of view of collaborative learning and the 3C Collaboration Model and uses action research as a method. In a forum carried out as a collaborative activity, learning takes place mainly through the exchange of messages among learners, which demands coordination. Coordination in this thesis is understood as one of the 3 dimensions of collaboration as made evident in the 3C Model: communication, coordination and cooperation. The results of this thesis, which include data, analyzes, procedures, reflections and implementation of the services and functionalities investigated, were obtained in the course of 3 years of action research. In action research the researcher performs successive actions aiming at minimizing a specific problem in a real environment. In this thesis, the real environment is the Information Technologies Applied to Education course at PUC-Rio and the problem identified is a difficulty in the coordination of the course`s forums. The action is the offering of support tools for coordination in the AulaNet, the web-based education and learning environment used in the course. The common characteristic of the tools investigated is the offering of information on the progress of the forum without the need to use the AulaNet`s desktop web interface: with this objective, graphs, statistical data and notifications are presented through PDAs, cell- phone SMSs and pop-up windows in the desktop. An assessment of the tools developed is carried out every semester: through the evaluation of the use of the tools by learners and mediators, improvements or new tools are proposed for the following semester, in a cyclical process.

Orientador(es)
HUGO FUKS

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
HUGO FUKS

Banca
SERGIO LIFSCHITZ

Banca
MARIANO PIMENTEL

Banca
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JUNIOR

Catalogação
2008-06-10

Apresentação
2008-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11743@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11743@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11743


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF