Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] REAL OPTIONS ANALYSIS IN DISCRETE TIME AN APPLICATION TO RETAIL

Título
[pt] UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DE OPÇÕES REAIS EM TEMPO DISCRETO NO VAREJO

Autor
[pt] ALEXANDRE PEIXOTO REBELLO

Vocabulário
[pt] OPCAO REAL

Vocabulário
[pt] FLEXIBILIDADE GERENCIAL

Vocabulário
[pt] ANALISE DE DECISOES

Vocabulário
[pt] FINANCA

Vocabulário
[en] REAL OPTION

Vocabulário
[en] MANAGERIAL FLEXIBILITY

Vocabulário
[en] DECISION ANALYSIS

Vocabulário
[en] FINANCE

Resumo
[pt] As grandes redes varejistas brasileiras vêm passando por um momento de forte expansão geográfica, que tem por objetivo aumentar o valor das empresas através de ganhos de escala e aumento do poder de negociação frente aos fornecedores. A entrada em um novo mercado geográfico, no entanto, apresenta inúmeras incertezas que podem afetar a rentabilidade destas novas lojas. O método tradicional de avaliação pelo fluxo de caixa descontado usualmente utilizado para a abertura de novas lojas, não considera que a abertura de uma primeira loja traz novas informações de mercado que permitem ao investidor otimizar a sua estratégia de penetração neste mercado. Essa dissertação propõe a utilização da Teoria de Opções Reais para avaliar o projeto de expansão de uma rede de varejo para uma nova cidade, através da valoração das flexibilidades gerenciais de expansão e abandono disponíveis para a empresa. O modelo proposto, ao incorporar o valor da operação de uma segunda loja no caso de exercício da opção de expansão, aumenta o valor total do projeto quando comparado ao valor presente líquido calculado pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, onde a decisão definitiva seria abrir apenas uma loja. A Teoria de Opções Reais mostrou-se superior na avaliação do projeto, pois o valor do projeto calculado pelo método do Fluxo de Caixa Descontado está subestimado ao não considerar as flexibilidades existentes no projeto.

Resumo
[en] The large Brazilian retail companies are undergoing strong geographical expansion in order to enhance shareholders value by gains of scale and greater negotiation power with suppliers. The entrance into a new geographical market, however, presents many uncertainties that can affect the return of these new stores. The traditional approach of discounted cash flow method, does not take into account that the opening of the first new store reveals new market information that allows the investor to optimize his penetration strategy in this market. This dissertation proposes the use of the Real Options Theory to value the project to expand a retail company to a new market, by valuing the managerial flexibility of expansion and abandonment available to the company. By incorporating the value of the operation of a second store in case of the exercise of the expansion option , the proposed model increases the total value of the project when compared to the net present value calculated by the discounted cash flow analysis. The Real Options Theory was superior in the project valuation as the value of the project calculated by the discounted cash flow analysis is underestimated by not considering the existing flexibility in the project.

Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
ROBERTO MORENO

Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO

Banca
MARCELO CABUS KLOTZLE

Banca
KATIA ROCHA

Catalogação
2008-02-21

Apresentação
2007-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11342@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11342@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11342


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