Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] RELATION RACIAIS AND EDUCATION: ANALYZE THE POLITICIES OF THE COLOR IN BRAZILIAN EDUCATION PROGRAM

Título
[pt] RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA POLÍTICAS DA COR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (PPCOR)

Autor
[pt] GILDA ALVES BATISTA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA RACIAL

Vocabulário
[pt] ACAO AFIRMATIVA

Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] RACIAL DEMOCRACY

Vocabulário
[en] AFFIRMATIVE ACTION

Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION

Resumo
[pt] No Brasil, têm surgido diferentes propostas de reformas curriculares, pedagógicas e projetos que buscam trabalhar com maior intensidade as relações entre questões raciais e educação. A escolha, como foco de nosso trabalho, de uma experiência que articula a temática racial e educação em uma universidade pública, cujo objetivo é ser um núcleo de estudos e intervenção social, apresentase como um grande desafio. Esta investigação se trata de um empreendimento exploratório sobre o debate acerca da democracia racial na sociedade brasileira e da implementação de políticas de ação afirmativa, sobretudo no âmbito da educação superior. No primeiro capítulo apresentaremos uma breve aproximação aos conceitos de raça e democracia racial; no segundo capítulo faremos um balanço acerca dos avanços das políticas de ação afirmativa nos últimos 20 anos; no terceiro e quarto capítulos, analisaremos o Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira (PPCOR) - projeto desenvolvido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, suas características, conquistas e desafios a partir do ponto de vista dos implementadores do projeto - e, finalmente, as considerações finais deste trabalho.

Resumo
[en] In Brazil, different proposals of curricular and pedagogical reforms have appeared, and several different projects are made seeking to work intensively with the relationship between racial questions and education. Our work is focused on a real experience that links racial thematic and education in a public university, whose objective is to be center of studies and social intervention, therefore its choise is seen by us as a great challenge. This investigation deals about searching attempt over the discussion concerning racial democracy in the Brazilian society and the implementation of affirmative action politicies, mostly concerning education.In the first chapter we will feature a brief approach of race concepts and racial democracy; in the second one we will feature some advances of the affirmative action politicies, in last 20 years; in the third and fourth chapters, we will analyze the Politicies of the Color in Brazilian Education Program - project developed in the University of Rio de Janeiro - its characteristics, conquests and challenges, from the point of view of who implemented it. Finally, the final consideration of this work.

Orientador(es)
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
VERA MARIA FERRAO CANDAU

Banca
SABRINA MOEHLECK

Catalogação
2007-10-25

Apresentação
2007-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10750


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF