Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: FATORES INFLUENTES

Título
[en] THE DECISION-MAKING PROCESS OF A TEACHER OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE: INFLUENTIAL FACTORS

Autor
[pt] FLAVIO BARRETO SOARES

Vocabulário
[pt] TOMADA DE DECISAO

Vocabulário
[pt] MODELO ETNO-COGNITIVO

Vocabulário
[pt] FATORES INFLUENTES

Vocabulário
[pt] SALA DE AULA

Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO

Vocabulário
[en] DECISION MAKING

Vocabulário
[en] ETHNO COGNITIVE MODEL

Vocabulário
[en] INFLUENT FACTORS

Vocabulário
[en] CLASSROOM

Vocabulário
[en] PLANNING

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é investigar o processo de tomada de decisão de uma professora de inglês como língua estrangeira, especialmente os fatores influentes nestas decisões, que são, de fato, os elementos identificados e analisados nesta pesquisa. Neste estudo, o processo de tomada de decisão dos professores é visto em uma perspectiva sócio-cognitiva (Woods, 1996), onde a sala de aula é considerada em suas dimensões social, cognitiva e afetiva (Allwright, 1988, 1996; Van Lier, 1996). Os fatores influentes são analisados dentro dos três estágios da tomada de decisão descritos por Woods (1996) em seu modelo etno-cognitivo, que são: (i) os eventos/ações em sala de aula, que juntos formam um curso; (ii) o planejamento que precede estes eventos e ações, onde o professor atua de forma a criar o curso e elementos que formarão os eventos citados acima; e, (iii) a compreensão/interpretação que vem logo em seguida, através de quais ações e eventos são entendidos e avaliados, alimentando o processo de planejamento que por sua vez irá influenciar ações e eventos futuros, dando início ao novo ciclo. Assim, este estudo caracteriza- se como uma pesquisa de base micro-etnográfica (cf: Erickson, 2001), cuja metodologia focaliza o comportamento das pessoas no seu ambiente de trabalho, descrevendo a sua cultura e as relações sociais, buscando entender como as pessoas vêem a si mesmas e o seu grupo. Assim, foram feitas gravações em vídeo de duas aulas da professora. Uma semana depois a professora foi convidada a narrar para o autorpesquisador o que havia acontecido na aula gravada em vídeo. De comum acordo com a professora, decidiu-se, ainda, recorrer à adaptação do processo chamado por muitos autores de storytelling (Calter, 1993; Casanave & Schecter, 1997; Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 1990, 1999; Trimmer, 1997; Witherell & Noddings, 1991; in Contreras E., 2000). As decisões do professor, em qualquer nível ou momento do curso, são influenciadas por vários fatores simultaneamente, além de representar e sinalizar suas crenças, suposições e conhecimento.

Resumo
[en] The aim of this study is to investigate the decision- making process of a teacher of English as a foreign language, more specifically the influent factors upon those decisions which are identified and analyzed in this research. The decision-making process is studied within a social cognitive view (WOODS, 1996), where the classroom is considered as being a multidimensional environment, with its social, affective and cognitive dimensions (ALLWRIGHT, 1988, 1996; VAN LIER, 1996). The influent factors are analyzed within an ethno-cognitive model developed by Woods (1996) and constituted of: (i) the events/action in the classroom, which together constitute a course; (ii) the planning that precedes these events and actions, where the teacher acts to create the course and elements that will form the events cited above; and, (iii) the understanding/interpretation that comes immediately afterwards, through which actions and events are understood and evaluated, feeding the planning process that in turn will influence future actions and events, starting a new cycle. Thus, this study is micro-ethnographic based (Erickson, 2001): its methodology focuses on people´s behavior in their work environment, describing its social culture and relations, searching to understand how these people see themselves and the group they are in. Thus, two classes of the same teacher were videorecorded. One week later the teacher was invited to tell the author what had happened as she watched the classes on the videotape. The researcher and the teacher decided to make use of the process called by many authors as storytelling (Calter, 1993; Casanave & Schecter, 1997; Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 1990, 1999; Trimmer, 1997; Witherell & Noddings, 1991; in Contreras E., 2000). The teacher´s decisions, in any level or moment of the course, are influenced by several factors simultaneously, and they also represent and signal her beliefs, assumptions and knowledge. Moreover, this study contributes to a better understanding of necessary content to be approached in teacher education courses that will help them in this constant decision- taking process.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
MARIA ELISA KNUST SILVEIRA

Catalogação
2007-10-04

Apresentação
2007-04-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10688@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10688


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF