Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL VIOLENCE AND STUDENTS PROFICIENCY
Autor
[pt] EDSON ROBERTO SEVERNINI
Vocabulário
[pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS
Vocabulário
[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
Vocabulário
[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS
Vocabulário
[en] SCHOOL VIOLENCE
Vocabulário
[en] TURNAROUND OF TEACHERS
Resumo
[pt] Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios
violentos que
ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa
violência se relaciona
com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos
esta questão e
mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais
violentas têm, em média,
pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo
controlando por atributos dos
próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas
e colégios. Mais ainda,
encontramos evidências de que a violência afeta mais os
alunos da cauda inferior
da distribuição de proficiência. Adicionalmente,
descobrimos que além da relação
direta entre violência na escola e proficiência, parece
haver uma associação
indireta entre essas variáveis que opera por meio da
rotatividade dos professores.
De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos
numa escola está
negativamente relacionada à probabilidade de as turmas
desse colégio terem um
único professor durante o ano letivo, e positivamente
associada à probabilidade de
essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade
docente.
Resumo
[en] Frequently, the media inform us about violent episodes
that happen inside
and around schools. How is that violence related to
students performance? In this
paper, I show that, on average, students who attended more
violent schools had
less proficiency on the SAEB 2003, a test carried out by
the Brazilian Ministry of
Education, even when I controlled for school, class,
teacher and student
characteristics. This relation is stronger in the bottom
of the proficiency
distribution. Furthermore, I find out that school violence
increases the probability
of teacher turnover among schools, indicating that
violence also has an indirect
effect on the students proficiency.
Orientador(es)
SERGIO PINHEIRO FIRPO
Banca
NAERCIO MENEZES FILHO
Banca
RODRIGO REIS SOARES
Banca
SERGIO PINHEIRO FIRPO
Catalogação
2007-09-11
Apresentação
2007-03-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF