Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS

Título
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL VIOLENCE AND STUDENTS PROFICIENCY

Autor
[pt] EDSON ROBERTO SEVERNINI

Vocabulário
[pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS

Vocabulário
[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES

Vocabulário
[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS

Vocabulário
[en] SCHOOL VIOLENCE

Vocabulário
[en] TURNAROUND OF TEACHERS

Resumo
[pt] Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios violentos que ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa violência se relaciona com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos esta questão e mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo controlando por atributos dos próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas e colégios. Mais ainda, encontramos evidências de que a violência afeta mais os alunos da cauda inferior da distribuição de proficiência. Adicionalmente, descobrimos que além da relação direta entre violência na escola e proficiência, parece haver uma associação indireta entre essas variáveis que opera por meio da rotatividade dos professores. De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade de as turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade de essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.

Resumo
[en] Frequently, the media inform us about violent episodes that happen inside and around schools. How is that violence related to students performance? In this paper, I show that, on average, students who attended more violent schools had less proficiency on the SAEB 2003, a test carried out by the Brazilian Ministry of Education, even when I controlled for school, class, teacher and student characteristics. This relation is stronger in the bottom of the proficiency distribution. Furthermore, I find out that school violence increases the probability of teacher turnover among schools, indicating that violence also has an indirect effect on the students proficiency.

Orientador(es)
SERGIO PINHEIRO FIRPO

Banca
NAERCIO MENEZES FILHO

Banca
RODRIGO REIS SOARES

Banca
SERGIO PINHEIRO FIRPO

Catalogação
2007-09-11

Apresentação
2007-03-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF