Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] JOVENS E SUA PERCEPÇÃO SOBRE PROGRAMAS DE TELEVISÃO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO MULTIDIMENSIONAL

Título
[en] THE YOUNG AND THEIR PERCEPTION ABOUT TV PROGRAMS. AN EXPLORATORY ANALYSIS FROM A MULTI DIMENSIONAL MAPPING

Autor
[pt] HELIO MAURICIO DE SOUZA VASCONCELLOS

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[pt] ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL

Vocabulário
[pt] PROGRAMAS DE TV

Vocabulário
[pt] JOVEM

Vocabulário
[en] PERCEPTION

Vocabulário
[en] MULTIDIMENSIONAL SCALLING

Vocabulário
[en] TV PROGRAMS

Vocabulário
[en] YOUNG

Resumo
[pt] O presente trabalho estuda a percepção do público jovem em relação a programas de televisão desenhados para este segmento. A concepção de juventude seguiu a definição das Nações Unidas, que a define como a fase compreendida entre as idades de 15 e 24 anos e que no Brasil estima-se representar 18% da população. Além de conceituar a juventude sob diversas óticas e identificar o seu perfil atitudinal segundo crenças, comportamentos e valores, cobertos por uma revisão bibliográfica, foi realizado um trabalho de campo com 3 grupos de foco. Estes grupos foram expostos a um exercício de classificação por associações e dissociações de diferentes programas da televisão brasileira, resultando em mapas de posicionamento. A técnica utilizada foi o mapeamento multidimensional, realizada de forma qualitativa. O resultado permitiu avaliar o grau de aderência dos programas exibidos na televisão aberta às expectativas e percepções do público jovem. São sugeridos ajustes nas programações disponíveis na televisão aberta com base nas opiniões expostas por estes grupos.

Resumo
[en] This present work studies the young audience`s perception of TV programs designed to this segment. The definition of youth herein exactly follows that of UN - people falling between the ages of 15 and 24 years inclusive - and in Brazil, 18% of the population are estimated to be young. Besides formulating concepts of youth from different standpoints and identifying their attitudinal profile based on creed, behavior and values, covered by a bibliographic revision, a field work was done focused on three selected groups. Those groups were exposed to a categorizing exercise, associating and disassociating different Brazilian TV programs, ending up on placement maps. The used technique was the multidimensional mapping, oriented by the qualitative approach. The result allowed evaluating the degree of adhesion among the young audience to the current broadcast TV programs, face to their expectations and perception. Some adjustments are suggested to the available broadcast TV programming guide based on those groups´ opinions.

Orientador(es)
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
LETICIA MOREIRA CASOTTI

Catalogação
2007-08-30

Apresentação
2007-04-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10456@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10456


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF