Título
[en] LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
Título
[pt] OUVINDO A VOZ DO (PRÉ)ADOLESCENTE BRASILEIRO DA GERAÇÃO DIGITAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DESENVOLVIDO NO BRASIL
Autor
[pt] MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA
Vocabulário
[pt] GENEROS DO DISCURSO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES
Vocabulário
[pt] MULTIMODALIDADE
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GRAMATICA
Vocabulário
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA
Vocabulário
[en] ADOLESCENCE
Vocabulário
[en] DISCOURSE GENRES
Vocabulário
[en] EFL TEACHING
Vocabulário
[en] COURSEBOOKS
Vocabulário
[en] MULTIMODALITY
Vocabulário
[en] GRAMMAR TEACHING
Vocabulário
[en] 2ND LANGUAGE
Resumo
[pt] Essa pesquisa consiste na investigação dos aspectos de um
livro didático de
inglês que os alunos apreciam e acham motivadores. O livro-
texto selecionado é
uma série didática de inglês desenvolvida especialmente
para (pré)adolecentes
brasileiros de um curso livre de língua inglesa. Através
de pesquisas com os
alunos usuários da série selecionada, descobriram-se as
três principais
características que eles aprovam nesse material: os textos
trabalhados, o seu
layout e a sua abordagem gramatical. Posteriormente, esses
aspectos do livro
didático-alvo foram analisados cuidadosamente sob a ótica
de teorias relacionadas
a eles: a teoria de gêneros discursivos, a teoria de
multimodalidade e teorias sobre
o processo ensino/aprendizagem de gramática da língua
estrangeira. A análise do
material ajudou-nos a compreender a razão pela qual os
alunos aprovam esses
aspectos e corroborou com a sua escolha.
Resumo
[en] This study consists of an investigation of the aspects of
an English textbook
which the students like and consider motivating. The
course book chosen is an
English series especially developed for Brazilian tweens
and teenagers who study
at a private English institute. The students using the
material were heard and they
pointed out three aspects which they considered positive
and approved of: the
texts the material makes use of, its layout and its
approach to the teaching of
grammar. Resorting to relevant theories, i.e., the genre
theory, the multimodality
theory and theories related to the teaching of a foreign
language, the material was
thoroughly analysed. The insights brought about by this
analysis helped us
understand the reasons why the students approved of these
aspects and
corroborate their choice.
Orientador(es)
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
DAVID SHEPHERD
Catalogação
2007-08-28
Apresentação
2007-02-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10439
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CAPÍTUTO 9 PDF CAPÍTULO 10 PDF CAPÍTULO 11 PDF CAPÍTULO 12 PDF CAPÍTULO 13 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF