Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL

Título
[pt] OUVINDO A VOZ DO (PRÉ)ADOLESCENTE BRASILEIRO DA GERAÇÃO DIGITAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DESENVOLVIDO NO BRASIL

Autor
[pt] MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA

Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA

Vocabulário
[pt] GENEROS DO DISCURSO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES

Vocabulário
[pt] MULTIMODALIDADE

Vocabulário
[pt] ENSINO DE GRAMATICA

Vocabulário
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA

Vocabulário
[en] ADOLESCENCE

Vocabulário
[en] DISCOURSE GENRES

Vocabulário
[en] EFL TEACHING

Vocabulário
[en] COURSEBOOKS

Vocabulário
[en] MULTIMODALITY

Vocabulário
[en] GRAMMAR TEACHING

Vocabulário
[en] 2ND LANGUAGE

Resumo
[pt] Essa pesquisa consiste na investigação dos aspectos de um livro didático de inglês que os alunos apreciam e acham motivadores. O livro- texto selecionado é uma série didática de inglês desenvolvida especialmente para (pré)adolecentes brasileiros de um curso livre de língua inglesa. Através de pesquisas com os alunos usuários da série selecionada, descobriram-se as três principais características que eles aprovam nesse material: os textos trabalhados, o seu layout e a sua abordagem gramatical. Posteriormente, esses aspectos do livro didático-alvo foram analisados cuidadosamente sob a ótica de teorias relacionadas a eles: a teoria de gêneros discursivos, a teoria de multimodalidade e teorias sobre o processo ensino/aprendizagem de gramática da língua estrangeira. A análise do material ajudou-nos a compreender a razão pela qual os alunos aprovam esses aspectos e corroborou com a sua escolha.

Resumo
[en] This study consists of an investigation of the aspects of an English textbook which the students like and consider motivating. The course book chosen is an English series especially developed for Brazilian tweens and teenagers who study at a private English institute. The students using the material were heard and they pointed out three aspects which they considered positive and approved of: the texts the material makes use of, its layout and its approach to the teaching of grammar. Resorting to relevant theories, i.e., the genre theory, the multimodality theory and theories related to the teaching of a foreign language, the material was thoroughly analysed. The insights brought about by this analysis helped us understand the reasons why the students approved of these aspects and corroborate their choice.

Orientador(es)
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
DAVID SHEPHERD

Catalogação
2007-08-28

Apresentação
2007-02-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10439


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
CAPÍTULO 10 PDF
CAPÍTULO 11 PDF
CAPÍTULO 12 PDF
CAPÍTULO 13 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF