Título
[pt] O(S) LUGAR(ES) DO DESIGN(ER) NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA ON-LINE
Título
[en] THE DESIGN(ER) PLACE(S) IN THE MAKING OF AN E-LEARNING COURSE
Autor
[pt] ALEXANDRE FARBIARZ
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] CONTRATO
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[pt] FORMACAO PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION
Vocabulário
[en] CONTRACT
Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL GRADUATION
Vocabulário
[en] DESIGN
Resumo
[pt] O presente trabalho buscou subsídios em diversas áreas,
como estudos da linguagem, história editorial,
administração, direito e educação, em uma concepção
dialógica do Design, com o objetivo de observar o(s) papel
(is) do design(er) no desenvolvimento de um curso EAD on-
line e apresentar contribuições para o seu processo de
capacitação enquanto arquiteto cognitivo desta relação.
Além de questões de adequação de linguagem ao suporte
eletrônico, o designer tem de estabelecer relação com
diversas personagens, quando entram em jogo questões de
produção de sentidos do discurso entre os agentes da
produção e consumo do curso. Desta forma, pretende-se
situar o designer como mediador tecnológico e discursivo,
ao entender o Design enquanto campo de atuação
interdisciplinar. Usamos como objeto de estudo exemplar o
curso de educação a distância on-line Dodecaédria, em
desenvolvimento pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos
do Design do Livro, vinculado ao programa de pós-graduação
em Design da PUC-Rio.
Resumo
[en] This work searches for support in different areas, such as
language studies, editing history, administration, law and
education, in a dialogical concept in Design, having as
its objective to contribute to the designer`s capability
to take over the possible role of a cognitive architect to
produce an e-learning course. Facing this situation,
besides the issues of language adequacy to the electronic
support, the designer has to establish a relationship with
various characters when production issues of the discourse
meanings among the diverse course production and consume
agents become part of the game. Thus, it is intended to
situate the designer as the technological and discursive
mediator, when accepting the Design in an
interdisciplinary performance field. We used as the
objective of exemplary study the e-learning Dodecaédria,
being developed by researchers from the Núcleo de Estudos
do Design do Livro, Book Design Study Group, related to
the Design post-graduation program in PUC-Rio.
Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
Banca
NILMA GONCALVES LACERDA
Banca
MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS
Catalogação
2007-07-06
Apresentação
2007-01-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10105@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10105@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10105
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF