Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O(S) LUGAR(ES) DO DESIGN(ER) NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA ON-LINE

Título
[en] THE DESIGN(ER) PLACE(S) IN THE MAKING OF AN E-LEARNING COURSE

Autor
[pt] ALEXANDRE FARBIARZ

Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD

Vocabulário
[pt] CONTRATO

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] FORMACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] CONTRACT

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL GRADUATION

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] O presente trabalho buscou subsídios em diversas áreas, como estudos da linguagem, história editorial, administração, direito e educação, em uma concepção dialógica do Design, com o objetivo de observar o(s) papel (is) do design(er) no desenvolvimento de um curso EAD on- line e apresentar contribuições para o seu processo de capacitação enquanto arquiteto cognitivo desta relação. Além de questões de adequação de linguagem ao suporte eletrônico, o designer tem de estabelecer relação com diversas personagens, quando entram em jogo questões de produção de sentidos do discurso entre os agentes da produção e consumo do curso. Desta forma, pretende-se situar o designer como mediador tecnológico e discursivo, ao entender o Design enquanto campo de atuação interdisciplinar. Usamos como objeto de estudo exemplar o curso de educação a distância on-line Dodecaédria, em desenvolvimento pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos do Design do Livro, vinculado ao programa de pós-graduação em Design da PUC-Rio.

Resumo
[en] This work searches for support in different areas, such as language studies, editing history, administration, law and education, in a dialogical concept in Design, having as its objective to contribute to the designer`s capability to take over the possible role of a cognitive architect to produce an e-learning course. Facing this situation, besides the issues of language adequacy to the electronic support, the designer has to establish a relationship with various characters when production issues of the discourse meanings among the diverse course production and consume agents become part of the game. Thus, it is intended to situate the designer as the technological and discursive mediator, when accepting the Design in an interdisciplinary performance field. We used as the objective of exemplary study the e-learning Dodecaédria, being developed by researchers from the Núcleo de Estudos do Design do Livro, Book Design Study Group, related to the Design post-graduation program in PUC-Rio.

Orientador(es)
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
NILMA GONCALVES LACERDA

Banca
MARIA CRISTINA CARDOSO RIBAS

Catalogação
2007-07-06

Apresentação
2007-01-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10105@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10105@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10105


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF