$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SELEÇÃO DE VARIÁVEIS E CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES POR REDES NEURAIS COMO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA CARDÍACA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THIAGO BAPTISTA RODRIGUES

Colaborador(es):  CARLOS KUBRUSLY - Orientador
JOSE LEONARDO RIBEIRO MACRINI - Coorientador
Número do Conteúdo: 9758
Catalogação:  09/04/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9758@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9758@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9758

Resumo:
Esta dissertação propõe uma metodologia, baseada em procedimentos quantitativos, para auxiliar o diagnóstico de indivíduos portadores de doença cardíaca. A metodologia proposta foi implementada e analisada em um grupo de indivíduos do banco de dados público intitulado Heart Disease Database (Base de Dados pública de Doença Cardíaca) (Aha, atualizado em 2001), diagnosticados nas cidades de Cleveland e Long Beach, nos Estados Unidos. Os resultados obtidos neste estudo foram comparados aos resultados de outros autores encontrados na literatura, de forma a se ter uma medida da qualidade dos resultados aqui obtidos. Foram utilizadas também outras técnicas de classificação de padrões conhecidas na literatura, denominadas Análise Discriminante e Algoritmo C4.5, de forma a estabelecer comparações com os resultados obtidos nesta dissertação utilizando Redes Neurais, e aplicar a metodologia sugerida na divisão dos conjuntos de treinamento/generalização. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Um percentual de acerto médio de 91,0 % foi atingido, enquanto que outros resultados de estudos usando a mesma base de dados alcançaram percentuais de acerto médio de 83,0 % (Ho & Chou, 2001) e 83,5 % (Hu, Li, Cai & Xu, 2004). O desempenho da Rede Neural também foi melhor quando comparado ao da Análise Discriminante e do Algoritmo C4.5. A metodologia de divisão dos conjuntos de treinamento/generalização sugerida nesta dissertação promoveu melhorias em todas as três técnicas de classificação de padrões utilizadas. Acredita-se que os resultados obtidos poderão auxiliar as condutas médicas em relação ao diagnóstico de doença cardíaca, podendo, portanto, vir a ser úteis na prevenção e/ou tratamento de doenças cardíacas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui