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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESVENDANDO A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO E OS PRODUTORES DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED Autor: ALEXANDRE MAIA DO BOMFIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9568
Catalogação: 01/03/2007 Liberação: 01/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9568
Resumo:
Título: DESVENDANDO A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO E OS PRODUTORES DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED Autor: ALEXANDRE MAIA DO BOMFIM
Nº do Conteudo: 9568
Catalogação: 01/03/2007 Liberação: 01/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9568
Resumo:
Este estudo analisa a área de Trabalho e Educação, de modo
a contribuir
para a sua avaliação. Mais especificamente, a tese aborda
a produção de pesquisa
e os produtores do Grupo de Trabalho - Trabalho e
Educação, o GTTE da Anped,
durante o período 1996-2004, com o duplo objetivo de
analisar a produção deste
Grupo de Trabalho e de caracterizar quais são e como se
dão as relações entre os o
agentes responsáveis por essa produção. Para tal, foram
analisados 132 trabalhos
(incluindo alguns pôsteres), os resumos dos trabalhos
encomendados, além das
ementas dos mini-cursos disponibilizados nos CD-ROM e nos
Cadernos das
Reuniões Anuais da Anped. A análise inclui, também,
documentos que realizam
balanços da produção da área e a Plataforma Lattes do
CNPq, consultada para
obter informações sobre os seus autores Além disso, foram
realizadas
entrevistas com parte desses autores e com ex-
coordenadores do GTTE. A tese é
construída em torno da problematização da tradição
analítico-metodológica que
caracterizaria o GT e que influencia suas escolhas e
preferências. O estudo
permite constatar que a identidade do grupo ligada à
perspectiva marxista
constituiu uma pauta nos anos 80 que não conseguiu ainda
ser cumprida.
Constata, também, que a década de 90 trouxe novos desafios
para o GTTE e que a
manutenção da perspectiva teórica hegemônica do grupo o
colocou diante da
difícil escolha entre mais ortodoxia ou mais heterodoxia.
A pesquisa mostra que
os maiores desafios do GT estão no diálogo com a Escola
Básica, na reflexão
sobre as políticas públicas, nos estudos de setores não-
industriais, nos estudos
históricos, nas análises macro ou panorâmicas e na
reflexão sobre experiências
alternativas e contra-hegemônicas.