INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PLANEJAMENTO ADAPTATIVO: DOS PRINCÍPIOS À AÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 9230
Catalogação:  01/11/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9230@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9230@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9230

Resumo:
O paradigma de desenvolvimento sustentável traz para as empresas dois grandes desafios: por um lado, gerar inovações necessárias à existência humana sustentável e, por outro, vencer resistências da sociedade quanto aos novos produtos e serviços. Partindo-se do pressuposto de que futuras tecnologias e inovações tecnológicas impulsionarão negócios mais sustentáveis, propiciando às empresas novas opções de criação de valor, o desafio é descobrir de que maneira as empresas que atuam em ambientes cada vez mais complexos possam incorporar a visão de sustentabilidade econômica, social e ambiental - igualmente complexa - em suas estratégias tecnológicas. Nesse contexto, o objetivo da tese é desenvolver e validar um modelo conceitual de gestão estratégica da tecnologia para empresas que buscam pautar sua atuação nos princípios do desenvolvimento sustentável e que desejam incorporar as variáveis sociais e ambientais, além das econômicas, às suas estratégias tecnológicas. Conceituam-se, inicialmente, desenvolvimento sustentável na perspectiva de negócios, abrangendo responsabilidade social empresarial e sustentabilidade corporativa, que, juntamente com inovação tecnológica, são considerados os focos do novo modelo. Em seguida, apresentamse as bases conceituais para a construção da grade analítica que norteou o desenvolvimento e a implantação do modelo, que compreende o referencial sociotécnico, as abordagens de planejamento adaptativo e de aprendizagem organizacional e modelos de gestão tecnológica. Por se tratar de um caso empírico de aprendizagem organizacional e planejamento adaptativo, baseado em projeto de pesquisa-ação em uma empresa de energia de grande porte, acredita-se que a disseminação do modelo proposto possa contribuir para importantes mudanças organizacionais em relação às atuais práticas de gestão tecnológica na indústria, tão centradas ainda nas questões de curto e médio prazos e nos retornos econômicos dos desenvolvimentos tecnológicos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui