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Coleção Digital
Título: A SINGULARIDADE ANÔNIMA DO HUMANO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIANA MONTEIRO BELLUZ
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO PLASTINO ESTEBAN - Orientador
Número do Conteúdo: 8733
Catalogação: 26/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8733@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8733@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8733
Resumo:
Título: A SINGULARIDADE ANÔNIMA DO HUMANO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIANA MONTEIRO BELLUZ
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO PLASTINO ESTEBAN - Orientador
Número do Conteúdo: 8733
Catalogação: 26/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8733@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8733@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8733
Resumo:
O trabalho ora apresentado propõe-se a oferecer esforços no
sentido da compreensão daquilo que tão vagamente se
denomina
natureza humana. De um modo geral, o homem é definido pela
filosofia
moderna como sujeito capaz de produzir sentido para as
coisas e, nessa
medida, conhecer e organizar o mundo, ou seja, é definido
a partir de sua
faculdade intelectual (ou razão), o que o distinguiria dos
demais seres da
natureza. Nosso objeto é a concepção de tal natureza
humana tal qual
delineada pelo pensamento setecentista, estruturado sobre
sua
perspectiva antropocêntrica e racionalista. Contudo,
confrontamos tal
perspectiva àquela de Baruch de Spinoza, permitindo-nos
lançar novas
luzes sobre as condições da individuação, bem como - a
partir da
introdução da teoria dos afetos - retirar da razão o
privilégio de conduzir e
determinar a subjetivação. A aproximação com o pensamento
de Spinoza
dá-se sobretudo por meio da Ética, especialmente de suas
partes I e III,
em que o filósofo constrói respectivamente sua ontologia e
sua teoria dos
afetos. Deste modo, pretende-se confrontar concepções
acerca do
indivíduo que, em última análise, implicam também
diferentes concepções
de ordem ontológica.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |