$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ABERTURA DE CAPITAL NO BRASIL: O ESTUDO DE CASO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
Autor: MARCELLA KOELER ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8676
Catalogação:  14/07/2006 Liberação: 14/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8676&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8676&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8676

Resumo:
O recente crescimento do volume de abertura de capital das empresas nacionais promoveu o aquecimento do mercado brasileiro de valores mobiliários. A estabilização político-econômica, a reforma da Lei das Sociedades por Ações, a criação dos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa, além do retorno dos investidores estrangeiros no país, constituíram um cenário favorável àquelas companhias que viam a abertura de capital como alternativa ao escasso financiamento bancário, como forma de investimento ou mesmo como oportunidade para reestruturação societária. O objetivo da pesquisa é estudar o mercado brasileiro de capitais, em especial as etapas do processo de oferta pública inicial, identificando seus custos e benefícios, finalizando com o estudo de caso da Natura Cosméticos, a primeira empresa de cosméticos da América Latina a abrir o capital. O modelo utilizado para a avaliação da empresa é o fluxo de caixa descontado, que permite comparar os resultados estimados com os efetivamente realizados pela empresa. Alguns múltiplos também foram calculados para comparação com as competidoras internacionais atuantes no setor. Os resultados obtidos com a pesquisa permitem concluir que a abertura de capital da Natura foi um caso de sucesso, com contínua valorização das ações e expectativa de crescimento constante devido à alta geração de caixa, baixa alavancagem e constantes investimentos. Assim como os benefícios da abertura foram identificados, foi possível encontrar alguns custos, reforçando a necessidade de uma avaliação criteriosa pelas empresas para que os custos não inviabilizem o sucesso da operação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui