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Coleção Digital
Título: MULTI-RESOLUÇÃO DE GEOMETRIA DE TERRENOS ARMAZENADOS EM MEMÓRIA SECUNDÁRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: LUIZ GUSTAVO BUSTAMANTE MAGALHAES
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 7870
Catalogação: 07/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7870@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7870@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7870
Resumo:
Título: MULTI-RESOLUÇÃO DE GEOMETRIA DE TERRENOS ARMAZENADOS EM MEMÓRIA SECUNDÁRIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: LUIZ GUSTAVO BUSTAMANTE MAGALHAES
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 7870
Catalogação: 07/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7870@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7870@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7870
Resumo:
Visualização de grandes terrenos é um assunto desafiador
em computação gráfica. O número de polígonos necessário
para representar fielmente a geometria de um terreno pode
ser muito alto para ser processado em tempo real. Para
resolver tal problema, utiliza-se um algoritmo de multi-
resolução, que envia para o processador gráfico (GPU)
somente os polígonos mais importantes, sem que haja uma
perda na qualidade visual. A quantidade de dados é um
outro grande problema, pois facilmente excede a quantidade
de memória RAM do computador. Desta forma, um sistema de
gerenciamento de dados que não estão em memória principal
também é necessário. Este trabalho propõe uma solução
simples e escalável para visualizar a geometria de grandes
terrenos baseada em três pontos chaves: uma estrutura de
dados para representar o terreno em multi-resolução; um
sistema eficiente de visualização; e um sistema de
paginação e predição dos dados. A estrutura de dados
utilizada, assim como em outros trabalhos similares, é a
quadtree. Esta escolha justifica-se pela simplicidade,
além da eficiência e baixo consumo de memória de uma
implementação em vetor. Cada nó da quadtree representa um
ladrilho do terreno. A implementação é dividida em duas
linhas de execução (threads), uma para gerenciamento dos
ladrilhos e outra para visualização. A linha de execução
de gerenciamento de ladrilhos é responsável por
carregar/remover ladrilhos para/da memória. Esta linha de
execução utiliza um mecanismo de predição de movimento da
câmera para carregar ladrilhos que possam ser utilizados
em um futuro próximo, e remover ladrilhos que
provavelmente não serão necessários. A linha de execução
de visualização é responsável por visualizar o terreno,
fazendo cálculo do erro projetado, eliminando ladrilhos
não visíveis e balanceando a estrutura de quadtree para
eliminar buracos ou vértices T na superfície do terreno. A
visualização pode ser feita de duas formas distintas:
baseada no erro máximo tolerado ou na quantidade máxima de
polígonos a ser processado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA |