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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REDES NEURAIS ARTIFICIAIS, LÓGICA NEBULOSA E SISTEMAS NEURO-FUZZY NA PREVISÃO DE CARGA ELÉTRICA EM CURTO PRAZO Autor: LUIZ SABINO RIBEIRO NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - ORIENTADOR
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7419
Catalogação: 03/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7419&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7419&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7419
Resumo:
Título: REDES NEURAIS ARTIFICIAIS, LÓGICA NEBULOSA E SISTEMAS NEURO-FUZZY NA PREVISÃO DE CARGA ELÉTRICA EM CURTO PRAZO Autor: LUIZ SABINO RIBEIRO NETO
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7419
Catalogação: 03/11/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7419&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7419&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7419
Resumo:
Esta dissertação investiga o desempenho de técnicas de
inteligência computacional na previsão de carga em curto
prazo. O objetivo deste trabalho foi propor e avaliar
sistemas de redes neurais, lógica nebulosa, neuro-fuzzy e
híbridos para previsão de carga em curto prazo, utilizando
como entradas variáveis que influenciam o comportamento da
carga, tais como: temperatura, índice de conforto e perfil
de consumo. Este trabalho envolve 4 etapas principais: um
estudo sobre previsão de carga e sobre as variáveis que
influenciam o comportamento da carga; um estudo da
aplicação de técnicas de inteligência computacional em
previsão de carga; a definição de sistemas de redes
neurais, lógica fuzzy e neuro-fuzzy em previsão de carga;
e estudo de casos. No estudo sobre previsão de carga, foi
observada a influência de algumas variáveis no
comportamento da curva de carga de uma empresa de energia
elétrica. Entre estas variáveis se encontram alguns dados
meteorológicos (Temperatura, Umidade, Luminosidade, Índice
de conforto, etc.), além de informações sobre o perfil de
consumo de carga das empresas. Também foi observado o
comportamento da série de carga com relação ao dia da
semana, sua sazonalidade e a correlação entre o valor
atual e valores passados. Foi realizado um levantamento
bibliográfico sobre a aplicação de técnicas de
inteligência computacional na previsão de carga. Os
modelos de redes neurais, são os mais explorados até o
momento. Os modelos de lógica fuzzy começaram a ser
utilizados mais recentemente. Modelos neuro-fuzzy são mais
recentes que os demais, não existindo portanto, muita
bibliografia a respeito. Os projetos de aplicação dos três
modelos foram classificados quanto à sua arquitetura,
desempenho, erros medidos, entradas utilizadas e horizonte
da previsão. Foram propostos e implementados 4 sistemas de
previsão de carga: lógica fuzzy, redes neurais, sistema
neuro-fuzzy hierárquico e um sistema híbrido neural/neuro-
fuzzy. Os sistemas foram especializados para cada dia da
semana, pelo fato do comportamento da carga ser distinto
entre estes dias. Para os sistemas neural, neuro-fuzzy e
híbrido os dados também foram separados em inverno e
verão, pois o perfil de consumo de carga é diferente
nestas estações. O sistema com lógica fuzzy foi modelado
para realizar previsões de curtíssimo prazo (10 em 10
minutos), utilizando para isto o histórico de carga, hora
do dia e intervalo de dez minutos dentro da hora do dia.
As regras do sistema foram geradas automaticamente a
partir do histórico de carga e os conjuntos nebulosos
foram pré-definidos. O sistema com redes neurais teve sua
arquitetura definida através de experimentos, utilizando-
se apenas dados de carga, hora do dia e mês como entradas.
O modelo de rede escolhido foi com retropropagação do erro
(backpropagation). Foram realizados testes incluindo
outras entradas como temperatura e perfil de consumo. Para
o sistema neuro-fuzzy foi escolhido um sistema neuro-fuzzy
hierárquico, que define automaticamente sua estrutura e as
regras a partir do histórico dos dados. Em uma última
etapa, foi estudado um sistema híbrido neural/ neuro-
fuzzy, no qual a previsão da rede neural é uma entrada do
sistema neuro-fuzzy. Para os três últimos modelos as
previsões realizadas foram em curto prazo, com um
horizonte de uma hora Os sistemas propostos foram testados
em estudos de casos e os resultados comparados entre si e
com os resultados obtidos em outros projetos na área. Os
dados de carga utilizados no sistema com lógica fuzzy
foram da CEMIG, no período de 1994 a 1996, em intervalos
de 10 minutos, para previsões em curtíssimo prazo. Os
resultados obtidos podem ser considerados bons em
comparação com um sistema de redes neurais utilizando os
mesmos dados. Para os demais modelos foram utilizados os
seguintes dados: dados horários de carga da Light e da
CPFL, no período de 1996 a 1998; dados de temperatura
(horária para região de atuação da Light e diária p
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
APÊNDICE E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |