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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O NOME DA MARCA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE EMPRESAS E PRODUTOS Autor: CARLOS DELANO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7324
Catalogação: 21/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7324
Resumo:
Título: O NOME DA MARCA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE EMPRESAS E PRODUTOS Autor: CARLOS DELANO RODRIGUES
Nº do Conteudo: 7324
Catalogação: 21/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7324
Resumo:
Esta pesquisa considera que a forma como o nome de uma
marca é concebido
pode influenciar na construção da identidade de marcas de
empresas ou
produtos/serviços e consequentemente influir no processo
criativo e na metodologia
de trabalho do designer. Sendo assim, criou-se a hipótese
de que soluções criativas e
estratégicas para a construção de identidade de empresas
e/ou produtos são
influenciados pelo processo de Naming. Para isto foram
feitas diversas entrevistas
com profissionais autônomos e outros ligados a escritórios
sediados nas cidades do
Rio de Janeiro e de São Paulo, que atuam no segmento de
Identidade Corporativa e
Branding. A intenção foi verificar qual é a visão atual a
respeito dos conceitos de
marca e identidade de marca, e até que ponto o designer se
envolve na concepção de
nomes de marca. Após a análise dos resultados, verificou-
se que existe um novo
cenário em formação no mercado de design no Brasil, onde
diversas empresas que
antes eram especializadas apenas no fornecimento de
projetos de design estão
migrando gradualmente para o território do Branding,
acompanhando as tendências
historicamente verificadas no exterior. Os dados obtidos
com esta pesquisa visam
contribuir no entendimento da inserção destas novas
atividades, o Naming e o
Branding, no campo de atuação do designer, ao mesmo tempo
em que ajuda a
compreender o papel deste profissional na construção deste
novo cenário.