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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL APLICADA EM MACHINE LEARNING Autor: IVO LIMA BRASIL JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7293
Catalogação: 18/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7293&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7293&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7293
Resumo:
Título: INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL APLICADA EM MACHINE LEARNING Autor: IVO LIMA BRASIL JUNIOR
Nº do Conteudo: 7293
Catalogação: 18/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7293&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7293&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7293
Resumo:
Esta dìssertação investiga o emprego e o desempenho da
Inteligência Computacional em Machine Learning. De modo
particular, pesquisou-se a aplicação dos mecanismos e
estruturas na biologia e natureza, presentes nas técnica
inteligentes (Redes Neurais, Algoritmos Genéticos e Lógica
Nebulosa) na construção de algoritmos que codificam
mecanismos indutivos em Machine Learning. O trabalho foi
desenvolvido em 4 etapas principais: um estudo
bibliográfico da área de Machine Learning e modelagem e
desenvolvimento de três sistemas demonstrativos da
aplicação de Inteligência Computacional em Machine
Learning: Redes Neurais TD(gama) no aprendizado do jogo de
Gamão, Algoritmos Genéticos na evolução do controle de um
robô autônomo, e Lógica Nebulosa para controle de robôs. O
estudo bibliográfico envolveu a busca, tendo como
principal veículo inicial a Internet, de literatura
referente às áreas de Machine Learning e de Inteligência
Computacional. Foram pesquisados livros especializados da
área, e também artigos técnicos envolvendo os temas
abordados nesta dissertação. Este levantamento
bibliográfico resultou no resumo dos principais projetos
na área de Machine Learning, apresentado no capítulo 2. A
modelagem de um sistema de aprendizado do jogo de gamão
por Redes Neurais envolveu o estudo e implementação de um
método de Reinforcement Learning denominado TD(gama), que
opera através do princípio de tentativa e erro,
recompensado ações que trazem um bom resultado. O jogo de
Gamão foi escolhido pelo seu vastíssimo número de
prováveis situações a serem encontradas durante o jogo,
consequência do fator estocástico (dados) inerente ao
jogo, tornando uma abordagem tradicional muito difícil e
até mesmo ineficiente. A evolução do controle de robôs por
Algoritmos Genéticos, é inspirada na evolução de um padrão
de comportamento exemplificada no capítulo 2 pelo dilema
dos prisioneiros. Através da codificação em um cromossoma
das variáveis que descrevem o ambiente onde o robô está
inserido, foi possível evoluir um padrão de atuação diante
da situação presente a cada instante, de forma a atingir
um objetivo especificado de forma ótima, ou sub-ótima. O
controle de robôs por Lógica Nebulosa demonstra o
potencial desta técnica para problemas de controle,
codificando através de regras imprecisas que assemelham-se
à forma humana de armazenar e transmitir conhecimento, o
comportamento que o robô deve ter frente a cada situação
encontrada em seu ambiente. Os resultados apresentados
demonstram o potencial de utilização das técnicas da
Inteligência Computacional, inspiradas na biologia e na
natureza, na área de Machine Learning, mostrando através
dos exemplos implementados a capacidade de aquisição de
conhecimento por experiência, através de mecanismos
indutivos, ao invés de codificar explicitamente soluções
específicas para os problemas apresentados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |