INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL DUTON ALVES

Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 7162
Catalogação:  29/09/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7162@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7162@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7162

Resumo:
O Empreendedorismo é uma manifestação da capacidade humana que tem conquistado a dedicação de estudiosos e pesquisadores da Administração pelo seu impacto social e por sua importância econômica. O Brasil vem se destacando como um dos países de maior nível de Empreendedorismo no mundo, enquanto cresce a percepção de que a atividade empreendedora pode ser um dos fatores decisivos para o desenvolvimento econômico do país. Estudiosos no tema em outros países sugerem que o ponto inicial e principal do processo do Empreendedorismo é a atividade de buscar oportunidades continuamente e de forma criativa. Desta forma, o processo de identificação de oportunidades torna-se uma nova área de importância vital para o estudo do Empreendedorismo. Este estudo revisou os trabalhos sobre o Empreendedorismo divulgados nos meios classificados entre os mais representativos da pesquisa em Administração desenvolvida no país. O objetivo deste trabalho foi compreender como os empreendedores identificam e tratam oportunidades de criação de novos negócios, e para tal, foi necessário determinar e categorizar as fontes de oportunidades disponíveis. Na revisão teórica foram propostos 2 modelos relacionados, sendo um referente às fontes de oportunidades empreendedoras, e outro, ao processo de identificação de oportunidades e criação de empresas. O estudo baseou-se na aplicação de questionário seguido de entrevistas com empreendedores no Brasil, sobre como identificam as oportunidades que geraram seus empreendimentos. Os resultados indicaram que existe uma grande concentração de novos empreendimentos originados por oportunidades detectadas dentro das empresas, assim como outros originados por pesquisas e até mesmo, por uma inspiração do empreendedor.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui