XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES Autor: RENATA REIS CHIOSSI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
GUSTAVO ENRIQUE FISCHMAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71371
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71371
Resumo:
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES Autor: RENATA REIS CHIOSSI
GUSTAVO ENRIQUE FISCHMAN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71371
Catalogação: 01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71371
Resumo:
A inovação na educação tem sido amplamente mencionada em discursos educacionais,
planejamentos pedagógicos e políticas públicas, frequentemente apresentada como uma
solução para impulsionar a aprendizagem e melhorar a qualidade do ensino. No entanto, ainda
não há uma definição clara e consensual sobre o que significa inovar no contexto educacional,
e a ênfase excessiva em programas e discursos muitas vezes negligencia elementos essenciais
para o processo de ensino-aprendizagem. Questões como a remuneração justa dos professores,
a dedicação exclusiva a uma única unidade escolar, o tempo adequado para planejamento
pedagógico, a formação continuada, a infraestrutura física adequada, bem como políticas
públicas que garantam a escuta ativa das comunidades escolares são frequentemente deixadas
em segundo plano. Esta tese apresenta um estudo empírico realizado na Escola Técnica
Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), instituição reconhecida
internacionalmente como uma das 10 melhores escolas do mundo em 2022 na categoria
Inovação no World s Best School Prize. O objetivo da pesquisa é analisar estratégias e
procedimentos institucionais adotados pela ETEPAM após a premiação, compreendendo as
concepções de inovação da comunidade escolar, o protagonismo juvenil e as práticas de gestão
democrática. A inovação educativa é aqui entendida como um conjunto de estratégias e
processos institucionais intencionalmente elaborados e acordados pela comunidade escolar,
visando modificar práticas para enfrentar desafios educacionais com o objetivo de assegurar a
aprendizagem de todos os estudantes. Por meio de um estudo de caso qualitativo, que incluiu
observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de
questionários, a pesquisa buscou compreender como as práticas pedagógicas inovadoras,
desenvolvidas sob uma gestão democrática, podem ser incentivadas na cultura escolar. Os
resultados evidenciam que após a premiação, a ETEPAM passou a implementar uma série de
ações institucionais envolvendo gestores, professores, servidores e alunos em direção à
inovação. Essas práticas estão relacionadas à integração entre a Formação Geral Básica e
Educação Profissional e Técnica, a parcerias com universidades, projetos de iniciação
tecnológica com empresas, à adoção de metodologias ativas nas práticas pedagógicas e
resolução de problemas concretos do cotidiano escolar, demonstrando que a inovação precisa
ser, antes de tudo, um processo coletivo e contextualizado, que emerge das necessidades reais
da comunidade escolar e se sustenta em uma cultura de confiança, escuta ativa, autonomia e
compromisso compartilhado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |