$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES
Autor: RENATA REIS CHIOSSI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
GUSTAVO ENRIQUE FISCHMAN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71371
Catalogação:  01/07/2025 Liberação: 01/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71371&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71371

Resumo:
A inovação na educação tem sido amplamente mencionada em discursos educacionais, planejamentos pedagógicos e políticas públicas, frequentemente apresentada como uma solução para impulsionar a aprendizagem e melhorar a qualidade do ensino. No entanto, ainda não há uma definição clara e consensual sobre o que significa inovar no contexto educacional, e a ênfase excessiva em programas e discursos muitas vezes negligencia elementos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Questões como a remuneração justa dos professores, a dedicação exclusiva a uma única unidade escolar, o tempo adequado para planejamento pedagógico, a formação continuada, a infraestrutura física adequada, bem como políticas públicas que garantam a escuta ativa das comunidades escolares são frequentemente deixadas em segundo plano. Esta tese apresenta um estudo empírico realizado na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM), instituição reconhecida internacionalmente como uma das 10 melhores escolas do mundo em 2022 na categoria Inovação no World s Best School Prize. O objetivo da pesquisa é analisar estratégias e procedimentos institucionais adotados pela ETEPAM após a premiação, compreendendo as concepções de inovação da comunidade escolar, o protagonismo juvenil e as práticas de gestão democrática. A inovação educativa é aqui entendida como um conjunto de estratégias e processos institucionais intencionalmente elaborados e acordados pela comunidade escolar, visando modificar práticas para enfrentar desafios educacionais com o objetivo de assegurar a aprendizagem de todos os estudantes. Por meio de um estudo de caso qualitativo, que incluiu observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, a pesquisa buscou compreender como as práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas sob uma gestão democrática, podem ser incentivadas na cultura escolar. Os resultados evidenciam que após a premiação, a ETEPAM passou a implementar uma série de ações institucionais envolvendo gestores, professores, servidores e alunos em direção à inovação. Essas práticas estão relacionadas à integração entre a Formação Geral Básica e Educação Profissional e Técnica, a parcerias com universidades, projetos de iniciação tecnológica com empresas, à adoção de metodologias ativas nas práticas pedagógicas e resolução de problemas concretos do cotidiano escolar, demonstrando que a inovação precisa ser, antes de tudo, um processo coletivo e contextualizado, que emerge das necessidades reais da comunidade escolar e se sustenta em uma cultura de confiança, escuta ativa, autonomia e compromisso compartilhado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui