$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AUTOESTIMA INFANTIL: REPERCUSSÕES A PARTIR DOS ESTILOS PARENTAIS
Autor: LOUIZE ESTEVAO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70741
Catalogação:  05/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70741&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70741

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo suscitar uma reflexão sobre as possíveis repercussões dos estilos parentais no desenvolvimento da autoestima dos filhos. Para tal, discorremos sobre os estilos parentais e a autoestima, bem como sobre a vida infantil, justamente o período em que a autoestima começa a ser desenvolvida. Dessa forma, buscamos compreender os aspectos emocionais e cognitivos envolvidos em cada contexto relacional, assim como suas repercussões no processo de subjetivação. Como forma de transpor a complexa trama da relação parento-filial, nos respaldamos na psicologia cognitiva e do desenvolvimento, assim como na abordagem sistêmica para uma melhor compreensão acerca da família. O estudo apresenta dois fragmentos clínicos de duas entrevistas (uma inicial e uma final) com duas famílias monoparentais femininas, atendidas no SPA da PUC- Rio. Concluímos que os estilos parentais podem influenciar a autoestima infantil, estando o estilo autoritativo associado à alta autoestima e à maior promoção de saúde para a criança, ao contrário dos estilos permissivo e autoritário, que estão associados à baixa autoestima infantil e repercussões negativas no futuro do indivíduo. Além disso, também foi possível concluir que o estilo de apego está associado ao estilo parental, sendo mais provável que pais com estilo autoritativo estabeleçam apego seguro e também promovam essa forma de apego aos filhos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui