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Coleção Digital
Título: AUTOESTIMA INFANTIL: REPERCUSSÕES A PARTIR DOS ESTILOS PARENTAIS Autor: LOUIZE ESTEVAO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70741
Catalogação: 05/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70741&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70741
Resumo:
Título: AUTOESTIMA INFANTIL: REPERCUSSÕES A PARTIR DOS ESTILOS PARENTAIS Autor: LOUIZE ESTEVAO VIEIRA
Nº do Conteudo: 70741
Catalogação: 05/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70741&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70741
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo suscitar uma reflexão sobre as possíveis
repercussões dos estilos parentais no desenvolvimento da autoestima dos filhos. Para
tal, discorremos sobre os estilos parentais e a autoestima, bem como sobre a vida
infantil, justamente o período em que a autoestima começa a ser desenvolvida. Dessa
forma, buscamos compreender os aspectos emocionais e cognitivos envolvidos em cada
contexto relacional, assim como suas repercussões no processo de subjetivação. Como
forma de transpor a complexa trama da relação parento-filial, nos respaldamos na
psicologia cognitiva e do desenvolvimento, assim como na abordagem sistêmica para
uma melhor compreensão acerca da família. O estudo apresenta dois fragmentos
clínicos de duas entrevistas (uma inicial e uma final) com duas famílias monoparentais
femininas, atendidas no SPA da PUC- Rio. Concluímos que os estilos parentais podem
influenciar a autoestima infantil, estando o estilo autoritativo associado à alta
autoestima e à maior promoção de saúde para a criança, ao contrário dos estilos
permissivo e autoritário, que estão associados à baixa autoestima infantil e repercussões
negativas no futuro do indivíduo. Além disso, também foi possível concluir que o estilo
de apego está associado ao estilo parental, sendo mais provável que pais com estilo
autoritativo estabeleçam apego seguro e também promovam essa forma de apego aos
filhos.
Descrição | Arquivo |
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