$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EUDAIMONIA DIGITAL: O DAIMON ENTRE ALGORITMOS E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
Autor: ROBERTO AMARAL CALVET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EDGAR DE BRITO LYRA NETTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69260
Catalogação:  04/02/2025 Liberação: 11/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69260&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69260&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69260

Resumo:
A dissertação aborda a complexa relação entre o ser humano e a hegemonia tecnológica, utilizando os conceitos filosóficos de Martin Heidegger e Aristóteles para analisar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as inteligências artificiais moldam e reconfiguram a existência humana. O conceito heideggeriano de Gestell, é explorado para compreender como a tecnologia moderna estrutura a realidade e a relação do homem com o ser. A dissertação propõe que o pensamento meditativo pode contrabalançar o pensamento calculador, permitindo uma experiência mais autêntica com a tecnologia. O mito, em acepção a ser precisada, é apresentado como um elemento poético e pedagógico fundamental para uma paideia digital, em que a phronesis aristotélica atue como uma virtude ética para guiar as interações humanas com a tecnologia. A ideia de ágora digital é, nesse sentido, pensada como um espaço onde a tecnologia pode ser vivenciada de forma comunitária e ética. Por fim, a noção de serenidade, conforme definida por Heidegger, é discutida como uma disposição que possibilita uma lida equilibrada com a tecnologia, buscando uma eudaimonia digital – uma forma de felicidade autêntica, decerto mediada, mas não dominada, pela tecnologia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui