$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DETECÇÃO DE TRINCAS EM PÁS DE AEROGERADORES E PREVISÃO DE ACÚMULO DE DEFORMAÇÃO PLÁSTICA COM BASE NO APRENDIZADO DE MÁQUINA
Autor: FERNANDA CARVALHO MARINHO FILIZZOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
HELON VICENTE HULTMANN AYALA - COORIENTADOR
PAULA AIDA SESINI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 68791
Catalogação:  12/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68791&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68791&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68791

Resumo:
Os métodos de aprendizado de máquina para monitoramento de pás deturbinas eólicas dependem principalmente de conjuntos de dados completos erotulados, que são caros e muitas vezes impraticáveis de obter. Além disso, naciência dos materiais, a maioria dos métodos depende de dados experimentaiscaros, com exploração limitada de técnicas de aumento de dados para reduziro custo do treinamento de modelos. O objetivo desta pesquisa é abordar essaslacunas significativas explorando a classificação de uma classe para a detecçãode anomalias em pás de turbinas eólicas e desenvolvendo métodos para aumentar os dados existentes para um treinamento de modelos mais econômicona ciência dos materiais. Os métodos aplicados neste trabalho para a detecçãode anomalias incluem One Class Support Vector Machine (OCSVM), SupportVector Data Description (SVDD) e autoencoders Long Short-Term Memory(LSTM). Para aumentar os dados experimentais de materiais, foram utilizadas técnicas de adição de ruído e manipulação de imagens. Para a detecçãode anomalias, o autoencoder LSTM atingiu uma precisão de 97.4 por cento com aproximadamente 100 por cento de recall, enquanto o OCSVM atingiu 89 por cento de precisão e 97 por cento de recall. O OCSVM foi considerado mais adequado devido aos custos de treinamento mais baixos e desempenho semelhante. Os resultados para aumento de dados experimentais mostraram uma melhoria de 20 por cento em relaçãoaos modelos previamente treinados, com a técnica de aumento melhorando significativamente o desempenho, especialmente em modelos treinados com dadosde amostras experimentais diferentes. Em conclusão, esta pesquisa demonstraa eficácia da classificação de uma classe para a detecção de anomalias em pásde turbinas eólicas e destaca os benefícios das técnicas de aumento de dadospara o treinamento de modelos econômicos na ciência dos materiais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui