$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SERÁ QUE ESSE AQUI É O MEU LUGAR?: DESLOCAMENTO FORÇADO E RESSIGNIFICAÇÃO DE VIDA EM NARRATIVAS DE VENEZUELANAS REFUGIADAS NO RIO DE JANEIRO
Autor: MICHELE ABREU VIVAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68695
Catalogação:  03/12/2024 Liberação: 03/12/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68695&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68695&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68695&idi=4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68695

Resumo:
A presente tese investiga o deslocamento forçado e a ressignificação de vida em narrativas de refugiadas venezuelanas, com formação universitária e ex-alunas do curso de Português para refugiados do PARES Caritas-RJ, lócus em que a pesquisadora atuou como professora voluntária. Os objetivos consistem em analisar as narrativas e indicar as motivações que essas participantes tiveram para deixar a Venezuela, as condições da travessia para o Brasil, a inserção na sociedade brasileira e o processo de ressignificação de suas vidas no Rio de Janeiro. A fundamentação teórica situa-se na análise de narrativas, na ordem micro e macro, em que são sinalizadas avaliações e construções identitárias de refugiadas venezuelanas, na interação com a pesquisadora, incluindo o uso de diálogo construído. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativa, através da observação participante, mediante realização de entrevistas semiestruturadas, gravadas remotamente em plataforma de videoconferência. As entrevistas foram realizadas em Português, língua escolhida pelas participantes. Nas transcrições, foi necessário estabelecer convenções que destacassem a prosódia do Espanhol no uso do Português ao longo de todas as falas. As entrevistadas fazem o relato de suas trajetórias, sempre marcadas por contínuos recomeços que as obrigam a se ressignificarem emocional, identitária e profissionalmente, tanto na sociedade de acolhida quanto no país natal. Além de apontar para as dificuldades de comunicação nas interações com os brasileiros não falantes de Espanhol, as narrativas expõem a dificuldade das entrevistadas em relação à falta de assistência e de políticas públicas que mulheres em situação de refúgio enfrentam no Brasil, principalmente devido a este conjunto de vulnerabilidades: serem mulheres, refugiadas, latino-americanas, não-falantes do Português. Suas falas revelam, ainda, o doloroso percurso para o estabelecimento e a sobrevivência no Rio de Janeiro e a consequente, e forçada, ressignificação de vida no âmbito familiar, social e profissional. Os resultados da análise indicam que a principal razão de deslocamento do país de origem é, 7 sobretudo, de ordem social, econômica e política, agravada pela crise humanitária e pela violação dos direitos humanos na Venezuela. A pesquisa possibilitou, ainda, importantes reflexões sobre a necessidade de se pensar nos impactos desse deslocamento na sociedade brasileira, assim como na urgência de políticas governamentais voltadas para o acolhimento, a garantia de direitos e a reinserção social de vidas forçadamente deslocadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui