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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O DESIGN NO DESENVOLVIMENTO E USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES E (SEMI) AUTÔNOMAS Autor: CID MOREIRA BOECHAT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68329
Catalogação: 07/10/2024 Liberação: 07/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68329
Resumo:
Título: O DESIGN NO DESENVOLVIMENTO E USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES E (SEMI) AUTÔNOMAS Autor: CID MOREIRA BOECHAT
Nº do Conteudo: 68329
Catalogação: 07/10/2024 Liberação: 07/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68329
Resumo:
Tecnologias educacionais (semi) autônomas baseadas em Inteligência Artificial vêm buscando registrar, avaliar e prever o comportamento cognitivo e emocional dos alunos, gerando respostas e trilhas de aprendizagem personalizadas.
Espera-se que, em alguns anos, sejam massificadas em diferentes aplicações educacionais. Porém, são produtos baseados em tecnologias muito novas, questionados em aspectos humanos e éticos e com efeitos ainda desconhecidos. Neste cenário, se adotados sem o devido cuidado, podem gerar efeitos prejudiciais aos humanos. Essas edtechs são por vezes desenvolvidas em startups jovens, com poucos funcionários e em clima de incerteza, dentro de um contexto social e econômico que demanda o uso dessas tecnologias na Educação. Partindo da hipótese
que aplicar visões centradas no ser humano, sistêmicas e participativas do Design
permite ajudar a construir uma abordagem de uso e desenvolvimento que inclua
questões conceituais, contextuais e intrínsecas dessas tecnologias, a questão central da pesquisa é: dadas as complexidades que cercam Tecnologia e Educação,
como abordagens de Design podem contribuir para uma adoção e desenvolvimento de Edtechs inteligentes e/ou (semi) autônomas que considerem as características e particularidades dessas tecnologias tão novas e desafiadoras? Para buscar a
resposta, a tese usou como método uma pesquisa de campo, onde explorou o desenvolvimento e uso dessas tecnologias, questionando quais podem ser os seus
riscos, desafios e boas práticas, como forma de investigar o que ocorre com uma
tecnologia ainda em expansão e estudo, e como tentar abordá-la a partir daí. Para
isso, a tese levantou os pontos de atenção e dúvidas que essas tecnologias podem
trazer, investigou o contexto de desenvolvimento atual das empresas no Brasil
através de técnicas como pesquisa documental e um questionário voltado para as
edtechs. Posteriormente, discutiu os resultados (cenários, problemas e possibilidades do seu desenvolvimento e adoção) com especialistas e profissionais de diversos campos através de entrevistas semiestruturadas. Os achados do campo mostraram que essas tecnologias são ainda mais complexas do que o esperado, devendo
ser consideradas e abordadas como uma categoria específica de produtos. Ficou
claro também, ao menos no material coletado, que falta design no projeto e desenvolvimento de muitas dessas ferramentas. Desta forma, precisa-se de abordagens de Design que levem todos esses fatores em conta. Com os resultados obtidos no contexto encontrado, um projeto de Design pode abordar a questão enxergando-a de forma sistêmica, além da tecnologia e da Educação; observando o contexto social, histórico e econômico; ouvindo as pessoas envolvidas em diferentes
campos, buscando quem pensa e quem usa a tecnologia cotidiana e profissionalmente; centralizando a experiência humana durante todo o processo e, dentro do
possível, no longo prazo, pensando os efeitos futuros do uso contínuo; e, por fim,
buscando entregar seus achados de forma adequada, facilitando o entendimento
das pessoas e entes interessados, permitindo um processo de uso e discussão iterativo, onde esse material poderá e será modificado ao longo do tempo. Assim, a
pesquisa apresentou os conceitos básicos iniciais de uma abordagem de Design
voltada para o projeto e adoção de Tecnologias Educacionais Inteligentes e (semi)
autônomas, para aprofundar o conhecimento e os debates sobre o tema, refletir
sobre os pontos levantados e pensar formas de inserir essas questões no cotidiano,
oferecendo subsídios para projetar e usar essas tecnologias mais cuidadosamente.
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NA ÍNTEGRA |