XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INTERRACIAL ADOPTION OF OLDER CHILDREN AND ADOLESCENTS: REFLECTIONS ON THE CONSTRUCTION OF EMOTIONS IN NARRATIVES OF WHITE PARENTS ABOUT RACISM Autor: ANDRE LUIZ DOS PASSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 67687
Catalogação: 22/08/2024 Liberação: 22/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67687
Resumo:
Título: INTERRACIAL ADOPTION OF OLDER CHILDREN AND ADOLESCENTS: REFLECTIONS ON THE CONSTRUCTION OF EMOTIONS IN NARRATIVES OF WHITE PARENTS ABOUT RACISM Autor: ANDRE LUIZ DOS PASSOS
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 67687
Catalogação: 22/08/2024 Liberação: 22/08/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67687
Resumo:
As an adoptive father and an enthusiast of this subject (Moreira, 2020; Pires; Sales,
2020; Costa and Rosetti Ferreira, 2007; Dias et al, 2005), I decided, in this research,
to bring to light two important aspects regarding this context: the adoption of older
children and adolescents (Vargas, 1998; Jubé, 2018; Souza, 2012) and the
interracial adoption (Espíndola, 2020). Since I began reading about the theoretical
assumptions of Applied Linguistics and about its interest in looking into the
phenomena of social life (Moita Lopes, 2006), I started looking for conncetions
between my theme and this area of research in order to – through experiences lived
by my family and by two other close families – construct my work. Thus, this thesis
has the general objective of understanding, through the promotion of exploratory
conversations (Moraes Bezerra, 2007; Nunes, 2017), the emotions (Barcelos, 2013;
Maturana, 2001; Zembylas, 2014) that emerge in the narratives of white parents of
black older children and adolescents about situations of racism that their children
go through or have been through. Furthermore, I chose to analyze the
(co)constructions of these emotions as evaluative processes (Cortazi; Jim, 2001;
Nóbrega, 2009) that can appear in narratives to generate understandings and critical
reflections about racism, investigating how these parents deal with the stigmas
(Goffman, 2004) their children suffer and reflecting about their position as people
who are part of a racist society and as holders of privileges from whiteness (Bento,
2002; Schucman, 2012). Aligned with the qualitative research paradigm (Denzin;
Lincoln, 2006) and with practitioner research (Allwright, 2005), I also decided to
carry out the analysis using the three-layer observation methodology (Biar et
al.,2021), in which I first observe the narrative structure; then, the moment of
narration, the interaction and the co-construction (or not) of meanings produced by
me and my research collaborators; and finally the discursive clashes, that is, how
our discourses corroborate or not other discourses disseminated in society. In doing
so, I was able to identify some negative emotions such as dissatisfaction and
incapacity by the parents who participated in this thesis regarding not only the
racism suffered by their children but also the moments when they identified the
extent to which this practice still exists in them. Based on such collaboratively
constructed understandings, I envisage the possibility of this thesis having had a
catalytic effect through which the practitioners involved and other practitioners
come to rethink their feelings and practices regarding anti-racism to review their
behavior both within the family and towards their adopted children, as well as in
society at large.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |