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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM DA ACEITAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS CONSIDERANDO POLÍTICAS DE INCENTIVO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INOVAÇÃO PESSOAL E AUTO-EFICÁCIA FINANCEIRA: UMA EXTENSÃO AO UTAUT 2 Autor: FABINI HOELZ BARGAS ALVAREZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67544
Catalogação: 13/08/2024 Liberação: 13/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67544
Resumo:
Título: MODELAGEM DA ACEITAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS CONSIDERANDO POLÍTICAS DE INCENTIVO, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INOVAÇÃO PESSOAL E AUTO-EFICÁCIA FINANCEIRA: UMA EXTENSÃO AO UTAUT 2 Autor: FABINI HOELZ BARGAS ALVAREZ
Nº do Conteudo: 67544
Catalogação: 13/08/2024 Liberação: 13/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67544&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67544
Resumo:
Apesar do acentuado crescimento na adoção do uso de veículos elétricos no
mundo e notadamente no Brasil durante o ano de 2023, muitas lacunas de
pesquisa ainda estão presentes. Assim, a presente tese se propõe a investigar os
fatores que afetam a intenção de adoção de veículos elétricos por consumidores,
propondo um novo modelo, desenvolvido a partir da Teoria Unificada de
Aceitação e Uso de Tecnologias 2 – UTAUT 2, que integre além dos aspectos
sociais, emocionais e cognitivos já contemplados pela modelagem original, outros
construtos tais como ambientais e econômicos. Buscou-se também avaliar o
impacto de duas variáveis moderadoras, especificamente coorte geracional e sexo
de nascimento, na intenção de adoção de veículos elétricos. Uma fase quantitativa
exploratória foi conduzida por meio de uma survey aplicada a 715 respondentes
maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Dos construtos utilizados no modelo
inicial, mostraram-se relevantes a inovação pessoal, sensibilidade aos preços,
incentivos governamentais e motivação hedônica. Por outro lado, a influência
social apresentou baixa importância no processo decisório do consumidor. Não
houve alteração na relevância dentre os construtos no modelo alternativo. Dentre
os dois modelos estudados, pode-se afirmar que o modelo inicial foi mais
significativo na representação dos aspectos que formam a intenção de adoção
destes veículos, explicando 79,30 por cento da variância da intenção comportamental. Do
espaço amostral (N=660), na amostra da geração Baby Boomers (n=155), foi
possível perceber que os construtos inovação pessoal e motivação hedônica são
mais decisivos para a adoção destes veículos. Já para a geração X (n=161),
apresentou-se relevante, além da inovação pessoal, a sensibilidade ao preço. A
geração Y (n=179), caracterizou-se pelo apelo da sensibilidade ao preço e da
expectativa de desempenho. E a geração Z (n=165), valorizou a motivação
hedônica e os incentivos governamentais. Para o sexo feminino (N=321), foram
decisivas a motivação hedônica e a inovação pessoal, enquanto que para o sexo
masculino (n=339), demonstraram importância o preço e o desempenho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |