$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANÁLISE ESTATÍSTICA DA INFLUÊNCIA DE ANOMALIAS DE TEMPERATURA DO OCEANO ATLÂNTICO NA PREDIÇÃO DA VELOCIDADE DO VENTO EM PARQUES EÓLICOS BRASILEIROS
Autor: AMANDA CHOU PAZO BLANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA MEDINA MACAIRA LOURO - ORIENTADOR
FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67322
Catalogação:  15/07/2024 Liberação: 15/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67322&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67322

Resumo:
Prever a velocidade do vento de forma acurada é um desafio, uma vez que os ventos locais são influenciados por diferentes fenômenos atmosféricos de pequena, média e grande escala. As mudanças climáticas agravam esse desafio, podendo transformar um parque eólico atualmente produtivo em improdutivo no futuro. Então, para continuar impulsionando o crescimento da participação eólica na matriz energética brasileira, previsões mais precisas para estimar a geração energética são essenciais. Uma alternativa é considerar variáveis climáticas na modelagem. Nesse contexto, este estudo verificou inicialmente a correlação entre as séries de velocidade do vento de cada um dos parques eólicos - Alegria II, Praia Formosa e Ventos de São Januário 19, todos situados na região Nordeste do Brasil - e os índices Tropical Northern Atlantic (TNA) e Tropical Southern Atlantic (TSA), que monitoram as anomalias de temperatura no Oceano Atlântico. Os resultados mostraram que, para os parques Alegria II e Praia Formosa, o TSA defasado em um período apresentou uma alta correlação significativa. Para o parque Ventos de São Januário, a maior correlação foi observada com o TSA defasado em dois períodos. Em seguida, visando capturar os efeitos das mudanças do clima na previsão da velocidade do vento, utilizaram- se esses índices defasados como variável exógena no modelo SARIMAX. A aplicação do teste de Diebold-Mariano revelou que, para o ano de 2023, os modelos SARIMA e SARIMAX apresentaram capacidades preditivas similares na velocidade dos ventos do parque Ventos de São Januário 19, enquanto para os demais parques, o SARIMAX superou o SARIMA apenas no último período de dados, com previsões para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui