$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REGINA MARIA BRAGA ESCH

Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - Orientador
Número do Conteúdo: 6715
Catalogação:  27/07/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715

Resumo:
Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para o letramento em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, e ancorada na multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como língua estrangeira por um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9-10 anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio- me em Allwright & Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como local propício à construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997) quanto ao aspecto social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein (2000) e Royce (2002) no que concerne à complementaridade intersemiótica como facilitadora do processo de construção do conhecimento. Textos produzidos pelos alunos foram selecionados para compor o corpus deste estudo, exemplificando as etapas de escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição para histórias em quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro texto. Com suporte em Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram analisadas a configuração contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à multimodalidade e à importância da semiose visual foi observada a adequação imagem-texto (fala dos personagens e contorno de balão, expressão facial e corporal, cenário), segundo Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção de atividades desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como recursos para que os alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais refletindo em seus textos suas experiências sócio-histórico-culturais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui