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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE Autor: REGINA MARIA BRAGA ESCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6715
Catalogação: 27/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE INGLÊS: LETRAMENTO EM GÊNERO E MULTIMODALIDADE Autor: REGINA MARIA BRAGA ESCH
Nº do Conteudo: 6715
Catalogação: 27/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
Resumo:
Neste estudo investigo como uma metodologia orientada para
o letramento
em gêneros, sugerido pelos Parâmetros Curriculares
Nacionais, e ancorada na
multimodalidade auxilia a aprendizagem de inglês como
língua estrangeira por
um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, na
faixa etária de 9-10
anos, em uma escola particular no Rio de Janeiro. Baseio-
me em Allwright &
Bailey (1991) e Wenger (1998) que vêem a sala de aula como
local propício à
construção do conhecimento; em Kern (2000) e Johns (1997)
quanto ao aspecto
social e cognitivo do letramento e em Kress (2000), Stein
(2000) e Royce (2002)
no que concerne à complementaridade intersemiótica como
facilitadora do
processo de construção do conhecimento. Textos produzidos
pelos alunos foram
selecionados para compor o corpus deste estudo,
exemplificando as etapas de
escritura, reescritura, escritura ilustrada e transposição
para histórias em
quadrinhos desenvolvidas durante uma unidade do livro
texto. Com suporte em
Halliday & Hasan (1989) e Ventola (1987a), foram
analisadas a configuração
contextual e estrutura genérica dos textos. Quanto à
multimodalidade e à
importância da semiose visual foi observada a adequação
imagem-texto (fala dos
personagens e contorno de balão, expressão facial e
corporal, cenário), segundo
Kress & van Leeuwen (1996). A análise dos textos e a
reflexão sobre o trabalho
pedagógico desenvolvido sugerem a relevância da construção
de atividades
desafiadoras orientadas para o letramento em gêneros, como
recursos para que os
alunos apropriem-se da língua alvo em contextos sociais
refletindo em seus textos
suas experiências sócio-histórico-culturais.