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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA PLATAFORMA PERVASIVA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA APOIADA POR IA Autor: DJALMA LUCIO SOARES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
ALEXANDRA CAMARGO ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67087
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67087
Resumo:
Título: UMA PLATAFORMA PERVASIVA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA APOIADA POR IA Autor: DJALMA LUCIO SOARES DA SILVA
ALEXANDRA CAMARGO ALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67087
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67087&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67087
Resumo:
A prevalência global de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia, autismo e desordens de atenção, atinge cerca de 10 por cento da população,
conforme (BUTTERWORTH, 2018). No Brasil, a falta de um censo específico
dificulta a estimativa precisa, mas estima-se que um número significativo de crianças enfrenta desafios de aprendizagem. Este contexto destaca a necessidade
de soluções inclusivas, especialmente para auxiliar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos estudantes dos primeiros anos do
Ensino Fundamental I. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver, validar
e avaliar uma plataforma pervasiva baseada em tecnologias web. A plataforma
tem como finalidade proporcionar uma infraestrutura para a criação e execução
de atividades ludificadas, incorporando algoritmos de aprendizado de máquina
e realidade estendida. O foco é direcionado a estudantes dos primeiros anos
do Ensino Fundamental diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Além
disso, busca-se alternativas de custo acessível para manter a plataforma alinhada ao contexto socioeconômico brasileiro. A pesquisa adotou a metodologia Design Science Research (DSR), que se baseia em ciclos interligados e
iterativos, onde há a definição do problema, concepção, construção, avaliação e disseminação. Esse método orientou o desenvolvimento da plataforma,
garantindo uma abordagem prática e aplicada ao contexto educacional inclusivo. Os resultados da pesquisa culminaram na criação de uma plataforma
web abrangente e acessível, integrando algoritmos de aprendizado de máquina
e realidade estendida. A plataforma permite aos professores do AEE a personalização de atividades ludificadas que atendam às necessidades específicas de estudantes com TEA e TDAH. A plataforma desenvolvida demonstra
promissoras contribuições para a educação inclusiva, oferecendo recursos inovadores e acessíveis. Ao proporcionar uma ferramenta adaptável às demandas
socioeconômicas brasileiras, a pesquisa busca contribuir com a igualdade de
oportunidades educacionais para estudantes com diferentes necessidades de
aprendizagem, o que é garantido por lei através da Lei Brasileira de Inclusão
da Pessoa com Deficiência, Capítulo IV – Do Direito à Educação, Parágrafo
Único, É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade
assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo
de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |