XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LUGARES DO CORPO NO ENSINO DE DESIGN: PERSPECTIVAS SOBRE CORPO E CORPOREIDADE NOS CONTEXTOS FORMATIVOS DO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN Autor: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66950
Catalogação: 06/06/2024 Liberação: 20/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66950
Resumo:
Título: LUGARES DO CORPO NO ENSINO DE DESIGN: PERSPECTIVAS SOBRE CORPO E CORPOREIDADE NOS CONTEXTOS FORMATIVOS DO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN Autor: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66950
Catalogação: 06/06/2024 Liberação: 20/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66950
Resumo:
A presente pesquisa tem como tema as perspectivas docentes sobre o corpo como estrutura de significação em processos de construção de sentidos em situações de ensino-aprendizagem do ensino superior em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Entendendo o Design como fenômeno de comunicação e linguagem, de cunho multimodal e multissensorial; como práxis contextualmente situada de produção de sentidos, partimos do pressuposto que os processos formativos em Design demandam a estruturação de práticas pedagógicas com ênfase na percepção, análise e reflexão sobre os sentidos implicados em sua produção em abordagem incorporada - o conhecimento corporificado e territorializado (Merleau-Ponty,
1999; Maturana, 2002[1998]). Contrapõe-se a isto a problemática do corpo enquanto construtor
de sentidos em contextos da educação formal, caracterizado pela natureza marginal e acessória
de sua presença nos processos de aprendizagem (Rufino, 2013; Kastrup, 2001; Freire, 2018;
hooks, 2013). Somam-se a este complexo os efeitos do confinamento e virtualização da vida e
educação nos anos da Pandemia Covid-19. Diante deste quadro, o objetivo desta pesquisa é
investigar os sentidos negociados sobre o corpo por sujeitos implicados nas práticas formativas
do ensino superior em Design. Assumindo a cartografia (Deleuze; Guattari, 1997; Passos; Kastrup; Escóssia, 2009) como postura epistemológica e abordagem teórico-metodológica, o presente trabalho se desenvolve pelo fazer-emergir das perspectivas e gestos pedagógicos sobre o
corpo no contexto de pesquisa, a partir de observação participante e entrevistas com docentes
de instituições de ensino superior em Design. Tomamos como objetos as práticas de sala de
aula e discursos docentes. A partir destes, buscamos explicitar posições e leituras de mundo
heterogêneas sobre as formas de fazer e aprender no campo do Design - não para solucionar o
problema-corpo no Ensino no momento em que a pesquisa se desenvolve, mas para inventar e
formular problemas sobre o corpo, que permitam a comunidade pedagógica traçar estratégias
de reposicionamento do corpo na práxis educativa em Design.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |